05/09/2010

Trabalho docente e escrita na alfabetização

PATRÍCIA SOUSA ALMEIDA (SEDUC-PA)
Trabalho docente e escrita na alfabetização

Este trabalho decorre de uma pesquisa inserida na área de estudos linguísticos, na linha ensino-aprendizagem da língua portuguesa, que se propôs a investigar o modo com que uma professora de 1ª série do ensino fundamental de oito anos transforma objetos de ensino em objetos ensinados. O trabalho docente examinado insere-se no conjunto de atividades pedagógicas regulares de uma escola municipal de ensino fundamental localizada no bairro Curuçambá, periferia de Ananindeua/PA, portanto em um contexto sócio-educacional peculiar. A turma na qual a professora-alfabetizadora realizava seu trabalho quando da investigação era composta por 22 alunos, todos com experiência escolar naquela mesma série, portanto repetentes, e ainda não alfabetizados. O episódio a ser apresentado corresponde a atividades didáticas em torno do gênero discursivo calendário e demonstra a forma com que a docente presentificou e topicalizou (Aeby Daghé & Dolz, 2007) tal objeto de ensino em sua classe. A investigação convocou as teorias bakhtiniana e vigotskiana de linguagem e de aprendizagem, assim como subsídios teóricos sobre trabalho docente (Tardif & Lessard, 2007; Schneuwly, 2000), e teve como pretensão descrever e analisar uma prática docente, cujos resultados demonstravam (do ponto de vista da pesquisadora) eficiência na apropriação pelos alunos do código linguístico escrito, para explicitar os caminhos que conduziam a tal êxito. De fato, o referido trabalho docente na alfabetização desvelou-se sedimentado (Cf. Rojo, 2006b; Schneuwly, 2002-2003; Schneuwly, Cordeiro & Dolz, 2005), em que atividades de alfabetização articulam-se a atividades de letramento (e de “numeramento”), compondo um todo voltado para o ensino da escrita.

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