05/09/2010

Práticas de professores aposentados

ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES (SEMEC-PA/PG-UFPA)
Práticas de professores aposentados

A Formação de professores é uma temática que nos convida a dialogar com questões culturais, econômicas, históricas e de linguagem por conta dos aspectos que a envolve. Tais diálogos se tornam pertinentes tendo em vista que em educação nada é neutro e que os sujeitos se constituem na interação com o outro. Nesse encaminhamento, o trabalho mostra os resultados iniciais do projeto que desenvolvemos com um grupo de professores aposentados de duas vilas (Moiraba e Carmo do Tocantins), distritos de Cametá, no interior da Amazônia paraense. Esse grupo de docentes desenvolve atividades envolvendo tanto os professores que ainda estão na ativa quanto com seus alunos, mesmo já gozando dos benefícios de suas aposentadorias. As comunidades valorizam as práticas desses professores, seja no contexto escolar, seja nas ações desenvolvidas por eles na igreja. A maioria desses docentes revela por meio seus relatos que o engajamento nas ações desenvolvidas nas vilas perpassa um longo período de suas vidas. Discutir o papel que esses aposentados exercem nas comunidades, assim como analisar de que maneira suas práticas são referendadas ao longo do tempo pelos professores em exercício e pelas comunidades como um todo são os motes deste trabalho. Tais encaminhamentos parecem-nos uma possibilidade de entender melhor o fato de que, mesmo diante de um modelo de formação agendado, há outro (ainda a ser investigado melhor) no qual as práticas sociais desses aposentados ocupam lugar de relevância. Para tanto, selecionamos os seguintes aportes teóricos norteadores de nossa pesquisa, a saber: Idoso (ANDRADE, 2009; VERAS, 2004), Globalização (LOMBARDI, 2001), Formação docente (ARROYO, 2008) e Currículo (GOODSON, 2008; APPLE, 2006); Dialogismo (BAKHTIN, 1997); Estudos Culturais (HALL, 2001).

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