05/09/2010

Práticas de linguagem e formas do trabalho docente

RITA BENTES (UFRN)

Práticas de linguagem e formas do trabalho docente

Esta comunicação propõe refletir sobre o trabalho docente no processo de ensino aprendizagem de gêneros discursivos, no contexto da aula de Língua Portuguesa. Busca-se também descrever e interpretar as formas de docentes e discentes viabilizarem o saber ensinável, o que acontece por meio da prática de sequências didáticas. Este processo de ensino e aprendizagem efetiva-se com base nos diversos instrumentos tomados enquanto discursivos, materiais, valorados e usados historicamente por estes sujeitos particulares. A experiência relatada e analisada ocorreu quando os alunos da disciplina Ensino-Aprendizagem de Língua portuguesa I, do Curso de Letras, da Universidade Federal do Pará, realizaram uma oficina para alunos do Ensino Fundamental e Médio circunvizinhos desta Instituição de Ensino Superior. A condição de existência dessas trocas encontra-se nos procedimentos didáticos dos ministrantes da oficina assumindo o papel de docentes quando propõem aos alunos atividades de leitura, escuta, produções orais e escritas de textos, planejadas em módulos. A obtenção do corpus se deu por meio de gravações em vídeo, áudio, anotações em diário de campo das oficinas de português. A análise dos dados nos permitiu revelar o modo como os docentes ensinam o conto regional, a propaganda impressa, o seminário escolar, a sinopse, o texto teatral, e focalizam a aprendizagem desses gêneros pelos alunos, por meio de diversos instrumentos didáticos, para garantir que sejam o objeto ensinado.

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