Chegou a mais nova produção do GELPEA!
Livro: “Estudos Bakhtinianos do GELPEA: vozes e horizontes
amazônicos”.
Editora: Pedro&João
Ano: 2021
DIAS, H. S. R.; LOBATO, H. K. G.; SOUZA BENTES, R. N. (orgs.). Estudos Bakhtinianos do GELPEA: vozes e horizontes amazônicos. São Carlos, SP: Pedro&João, 2021.
SOUZA, C. S.; CHAVES, M. H. R.; GELPEA. (Org.). Linguagens, Saberes e Interculturalidade.
1ª ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2011.
Nesta obra são discutidas as seguintes
temáticas: Linguagens, Saberes e Interculturalidade. Na capa da obra o guará
simboliza além da resistência magnífica, a vida e a sabedoria. O pássaro possui
cor escarlate, uma mistura de laranja e vermelho. Essas cores advêm da coleta
de crustáceos que pigmentam suas penas, dando beleza ao ambiente natural;
portanto, o guará é o símbolo de fortaleza e resistência de luta para
sobreviver em seu melhor habitat: a natureza. Em muitos aspectos podemos
relacionar com a vida de um professor pesquisador, sobretudo ao professor da
área de linguagem. Agora é só deixar a imaginação fluir! Boa leitura!
GOMES-SANTOS, S. N; BENTES, J. A. O; ALMEIDA, P. S. (Orgs.). Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares. Belém: Paka-tatu, 2014.
GOMES-SANTOS, S. N; BENTES, J. A. O; ALMEIDA, P. S. (Orgs.). Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares. Belém: Paka-tatu, 2014.
Os autores reunidos neste livro ratificam o papel central do professor no/para o processo educativo e, consequentemente, contribui para a compreensão do ensino como objeto de construção teórica, a partir da linguagem como veículo de ideias e conhecimento, também em construção.
FERREIRA,
Débora. (Org.). Letramento escolar: saberes e fazeres
da docência. Belém: Cromos & Graphitte Editores, 2014.
Encontramos, na obra "Letramento escolar: saberes e fazeres da docência",
capítulos que examinam as decorrências desse processo de mudança na
conceituação de Letramento, na língua escrita, nos seus usos, no ensino e
aprendizagem. Encontramos também capítulos que enfocam diversas práticas de
letramento escolar, como ensino de diversos gêneros, literários e não
literários, o processo de avaliação, diagnóstica ou de resultados, focalizando,
nesses recortes, os diversos e múltiplos objetos e objetivos do letramento
escolar. Encontramos capítulos que focam os sujeitos envolvidos no processo, os
professores, os alunos, suas identidades, seus percursos, potencialidades e
dificuldades, e, ainda mais importante talvez, as situações em que eles atuam,
interagem e se comunicam entre si.
BENTES, J. A. O.; RODRIGUES, I. C. F. S. (Orgs.). Linguagens e práticas docentes:
relações bakhtinianas. 1ª ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
Os artigos deste livro procuram mostrar um pouco da trajetória dos
diálogos estabelecidos entre docentes da Educação Básica, pós-graduandos e
graduandos. A trajetória se tece também com a história do grupo, criado em 17
de junho de 2008, com o nome de “grupo práticas” e sob as orientações do Prof.
Dr. Sandoval Gomes-Santos que nos apresentou ao Círculo de Bakhtin ainda
durante a disciplina do Mestrado em Letras (PPGL-UFPA), em 2005. As discussões
passaram a se profundar, mesmo com a finalização do semestre da disciplina.
Elas passaram a se fortalecer em nossos artigos, dissertações, teses e
participações nos eventos.