22/10/2010

XVI Fórum de Letras da UNAMA: participação do GELPEA

COMUNICAÇÃO COORDENADA UNAMA - PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA - SALA A 202 - Coordenação: Sueli Pinheiro da Silva (UEPA) - 27 de outubro . 9h00

RESUMO
O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa tem sido palco de grandes conflitos, seja para o professor que ensina uma língua que todos já falam, seja para o aluno que encontra na escola a imposição de práticas de linguagem que pouca ou nenhuma relação tem com as que ele precisa para interagir em diferentes situações de uso da língua. Nas últimas décadas o ensino mais tradicional tem sido alvo de muitas críticas, dada à ineficácia de seus resultados. Entender a língua como estrutura não foi suficiente para desenvolver no seu falante, usuário ou utente a competência comunicativa necessária sequer para o razoável exercício de sua cidadania. A partir de tal cenário, se fizeram necessários estudos voltados para rever ou potencializar nossas práticas de ensino de línguas, bem como para o modo de constituição de aprendizagens na e sobre a língua. Portanto, é necessário perceber a língua como constituidora de discursos, posto que o que é linguístico é também discursivo. Nessa perspectiva, os estudos bakhtinianos nos deixam incontestável contribuição, visto que a língua é dinâmica e serve a propósitos discursivos de naturezas diversas para manifestar atos para e sobre o outro. A presente discussão pauta-se na necessidade de rediscutir não apenas o resultado, mas o processo em que se inserem nossas práticas de ensino e aprendizagens concomitantemente. Para isso é necessário considerar as práticas discursivas factualizadas na sala de aula de modo a superar aquelas historicamente legitimadas pelas práticas tradicionais de ensino.
Palavras-chave: Ensino de língua. Práticas de linguagem. Práticas de ensino.


TRABALHOS:
1) INTERTEXTUALIDADE NAS PRODUÇÕES DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL - Isabel Cristina França dos Santos RODRIGUES (UFPA)
2) ALGUNS ASPECTOS MULTISSEMIÓTICOS NA CONSTRUÇÃO DA EXPOSIÇÃO ORAL - Jane M. ALVES (SEDUC)
3) PERGUNTAS E RESPOSTAS NUMA INTERAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR - Maria da Conceição AZEVÊDO (UFPA)
4) TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA – USINA: MODOS DE DIDATIZAÇÃO DE OBJETOS GRAMATICAIS - Débora Cristina do Nascimento FERREIRA (SEDUC)

Comentários:


"Quantas produções! O grupo está a todo vapor. Parabéns!

Abraços e sucesso a tod@s!!!"
Vera Travassos

2 comentários:

Vera Travassos disse...

Quantas produções! O grupo está a todo vapor. Parabéns!
Abraços e sucesso a tod@s!!!
Vera Travassos

GELPEA disse...

Oi, amiga maravilhosa!!!
Estamos trabalhando muito mesmo.

saudades de ti!!

bjs,

Bel.