29/10/2010

Defesa da Rita e palestras

Participamos (os membros do GELPEA) hoje, dia 29, de uma defesa e duas palestras na UFPA.
Pela manhã foi a defesa da prof. Rita de Cassia Macedo Leal. O título da dissertação de mestrado é Sequência didática e avaliação formativa: contribuição para o ensino/aprendizagem em língua materna.
Trata-se de uma análise de dissertações e teses sobre o trabalho com sequência didática. Uma das conclusões é que algumas dissertações e teses fazem a descrição dos módulos das sequencias, como proposto Dolz, Schneuwly e Noverraz, em módulos, outros nem tanto, indicando que há uma variedade de formas de se trabalhar com essa metodologia, algumas propostas são bem contraditórias.
Pela tarde, assistimos a palestra do prof. Adair Bonini a respeito do jornal na sala de aula. O destaque de sua fala foi a classificação de Rojo (2009) sobre as práticas sociais de letramento: a) multiletramento; b) letramento multissemiótico – são as várias linguagens, as várias semioses; e c) letramento crítico e protagonista – as formas de agir, de ver o mundo, que reflete sobre o mundo, sobre os fatos, quando o aluno pode se colocar para atuar, transformar a sociedade.
Outro destaque são as metodologias para se trabalhar a partir dos gêneros textuais: a) projetos didáticos (HERNANDEZ; VENTURA, 1998, KAUFMAN; RODRIGUES, 1995, ZEN, 2002) ; b) sequência didática; c) portifólio (JOHNS, 1997, 2001) – técnica que faz coleta de material, conduzindo a formação e a avaliação dos alunos; d) retextualização (MARCUSCH, 2002).
Pode ocorrer uma passagem de uma metodologia a outra.
Em todo caso, destaca-se que o trabalho com gêneros textuais abrange o contexto de produção e o de circulação.
A segunda palestra foi do professor Júlio Araújo com o título Letramento em tela: interação e mediação na Web. Tratou dos mitos sobre a internet, dos letramentos que ocorrem e de exemplos de trabalhos que analisam aprendizagens nesse ambiente.
Os mitos colocados em discussão foram os seguintes: quem escreve na internet é burro, a web é um perigo para escola, a internet não é ambiente sério, não é possível aprender/ensinar na internet, o professor será substituído pelo computador.
Os letramentos discutidos, foram apresentados por um esquema, como o abaixo.
Fonte: http://librarynext.wordpress.com/school-library-blogs/

Por fim, o professor descreveu exemplos de uma turma, citando exemplos de gravações de falas de alguns alunos, indicando que os mesmos estavam usando e aprendendo neste ambiente. E concluiu: não é a internet que propicia letramento, mas a intervenção do professor.



 

 



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