A Sequência didática |
Data de defesa: 29/10/2010.
A presente pesquisa, bibliográfica e documental, partiu do pressuposto de que o procedimento sequência didática ao ser utilizado numa multiplicidade de estudos corre o risco de ser visto mais como uma proposta do momento, sob o efeito de moda e desprovida de reflexão da prática docente, do que reconhecidamente visto como procedimento didático e formarivo que está a disposição do docente para melhor planejar a aula de português, como também didatizar o gênero textual (oral ou escrito). Feitas as abordagens teóricas e concluída a análise do corpus (sete dissertações e uma tese) elaboramos as seguintes considerações finais:
• A realização de uma SD exige bom planejamento para ser exequível;
• Não basta acreditar no potencial didático-metodológico do dispositivo SD, é preciso articular seus pressupostos teóricos em que declaram fundamentar seu trabalho, com as escolhas metodológicas realizadas de fato;
• Importância do projeto de comunicação efetivo, para sustentar a motivação dos aprendentes e dar sentido à sequência didática;
• As propostas que melhor êxito tiveram são as que foram significativas ao mesmo tempo do ponto de vista discursivo e do ponto de vista da aprendizagem;
• A dimensão genuinamente formativa, articulada às dimensões processuais e modulares da SD, potencializa seu valor como modelo para o E/A de gêneros em língua materna.
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