23/10/2011

Reunião do GELPEA, 21 de outubro de 2011

Presentes: Rita Bentes, Simone Viana, Graça Cunha, Elizabeth Santos, Patrícia Almeida, Sueli Silva, Eunice Braga, Tiago Sousa, José Anchieta Bentes, Kaius Almeida, Bernadeth Lima.
Pauta:
1) Informes

2) Projetos de pesquisa
3) Discussão dos artigos

Informes
1) Reunião na UEPA-CNTE, com objetivo de apresentar as parcerias entre UEPA e universidades estrangeiras da America do sul, Canadá e Portugal. O interesse maior é pelo curso de designer. Há disposição para outras áreas. Maiores detalhes verificar na secretaria de assuntos internacionais para verificar parcerias. Há possibilidades de intercâmbio de alunos.


2) Dia 25 de outubro, a partir das 8 horas e durante o dia todo ocorrerá o colóquio de ensino e extensão do CCSE. Nesse colóquio se definirá as linhas de pesquisa do Centro. De manhã pesquisa, à tarde extensão. Outro objetivo é a relação entre grupos e com a COAD.


3) É provável que ocorra um processo simplificado para seleção ao PARFOR/UEPA, para este ano do curso de Letras. E talvez para o ano que vem da UAB.


4) ocorreu o VI Seminário do PPGED da UEPA, nos dias 20 e 21/10. Ocorreu o relançamento do Livro “linguagens, saberes e interculturalide” sendo vendido dois livros.


5) Na feira do livro foram vendidos 31 livros. Todos os livros já foram entregues.


6) Nos dias 7 a 9 de novembro ocorrerá X seminário Nacional de Políticas Educacionais e curriculares. Até terça feira inscrição com trabalhos - Artigos.


7) A Socorro Pastana convidou Patrícia e Berna para palestra sobre letramento, no dia 19 de outubro, na UFPA. Foram bem recebidas e os participantes gostaram do evento.


Apresentação dos projetos
coordenação de Patrícia Almeida. Título: Infância, letramento e gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba
Resumo:
Este projeto consiste em um plano de ações de formação continuada para professoras de Educação Infantil do município de Abaetetuba, sob a forma de palestras, seminários e oficinas realizados por professores-pesquisadores da UFPA e de outras IES e por alunos-pesquisadores do Curso de Letras-Língua Portuguesa da UFPA, Campus do Baixo Tocantins. A formação visa, acima de tudo, discutir a relação entre linguagem e infância, tendo em vista uma educação contra a barbárie. Para isso, as ações intervencionistas estarão circunscritas no tripé ensino, pesquisa e extensão, de modo que elas permitam: i) (re)pensar a constituição escolar da língua e da linguagem na Educação Infantil; b) refletir sobre a relação de crianças em ambiente escolar com a língua/linguagem; e c) problematizar situações didáticas escolares com crianças a partir de teorias enunciativas sobre a linguagem, em especial a de gêneros do discurso. Além de palestras, seminários e oficinas, são previstas reuniões semestrais de avaliação do projeto e um evento científico voltado para a discussão sobre o tema norteador das atividades intervencionistas.


Apresentação do projeto: Curso de Especialização em Metodologias de Ensino em Educação Inclusiva
Coordenação: José Anchieta O. Bentes
Objetivo: O Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Ensino em Educação Inclusiva tem como objetivo ampliar as competências pedagógicas dos professores especialistas para o trabalho com alunos que possuam necessidades educacionais especiais e para com alunos de minorias étnicas; saber planejar a prática educativa transformando o currículo, quando posto em ação na sala de aula, em atuações refletidas, controladas e intencionais, realizando as adaptações necessárias para atender às necessidades dos alunos; ampliar a reflexão sobre a qualidade de suas intervenções em relação aos conteúdos a serem ensinados, com vista ao atendimento das aprendizagens diferenciadas; e conhecer processos cognitivos e processos de aprendizagem estabelecendo relações entre eles.
Previsão de ocorrer nos municípios de Belém, Moju, São Miguel do Guamá, Redenção e Paragominas.

Discussão de eventos para 2012. Proposta de dois encontros:
Organização: alunos e GELPEA
Objetivo: congregar professores da rede pública
Caderno de textos completos com ISBN.
Na UEPA – Extensão
Equipe de projeto: a definir posteriormente.
Encontro Abaetiniano de Estudos linguísticos e literários - EABELL
Encontro Belentiniano de Estudos linguísticos e literários - EBELL


Quem não trouxe. Próxima reunião continuar a discussão
Próxima reunião prazo final para apresentação dos artigos - Dia 19 de novembro.

1. Sandoval Nonato Gomes-Santos: "O trabalho docente como texto e o texto no trabalho docente".
2. Patrícia Almeida e Mª. Bernadete Lima: " Trabalho docente, alfabetização e currículo: o papel das demandas".
3. Rita Bentes; Sueli Pinheiro da Silva; Suzanny Silva: "O trabalho do professor e os saberes na docência" ou " O trabalho do professor e os saberes articulados d(n)a formação inicial à docência".
4. Maria do Socorro Pastana e Enilce Braga Pereira “Análise de sequencias didáticas”
5. Débora Ferreira e Rita Leal e Isabel Rodrigues "Trabalho docente e didatização de gêneros discursivos: desafios e avanços no ensino de português".
6. José Anchieta Bentes: "O trabalho docente na educação de surdos".
7. Isabel Rodrigues: "O trabalho de professoras aposentadas" (precisa confirmar)
8. Ma. Helena Chaves: "O trabalho docente e a oralidade escolar"
9. Conceição Azevedo: "O trabalho docente no ensino superior".
10. Inéia Abreu: "Trabalho docente e escrita na Educação de Jovens e Adultos" (precisa confirmar)
11. Fátima Rodrigues e Celeste Rebelo: “EJA e a prática docente”
12. Heloísa Jordão: "Trabalho docente e heterogeneidade sociocultural"
13. Kelly Marques: “Trabalho docente e subjetividade”
Posfácio
Sobre os autores


A reunião encerrou às 19 horas.

Nenhum comentário: