04/10/2011

I Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino

Resumo de Sueli Pinheiro Silva da comunicação apresentada no I Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino, UEPA, realizado de 26 a 29 setembro de 2011. Sua apresentação ocorreu na terça feira, 27/11/2011.


PRÁTICAS DE DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: SABERES CONSTITUÍDOS
Sueli Pinheiro da Silva

O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa tem sido palco de grandes conflitos, seja para o professor que ensina uma língua que todos já falam, seja para o aluno que encontra na escola a imposição de práticas de linguagem que pouca ou nenhuma relação tem com as que ele precisa para interagir em diferentes situações de uso da língua. Nas últimas décadas o ensino tradicional tem sido alvo de muitas


críticas, dada à ineficácia de seus resultados. Entender a língua como estrutura não foi suficiente para desenvolver no seu falante, usuário ou utente a competência comunicativa necessária sequer para o razoável exercício de sua cidadania. A partir de tal cenário, se fizeram necessários estudos voltados para rever ou potencializar nossas práticas de ensino, bem como para o modo de constituição de aprendizagens na/sobre a língua. Portanto, é necessário perceber a língua como constituidora de discursos, posto que o que é linguístico é também discursivo. Nessa perspectiva, os estudos bakhtinianos nos deixam incontestável contribuição, visto que a língua é dinâmica e serve a propósitos discursivos de naturezas diversas para manifestar atos para e sobre o outro. A presente discussão pauta-se na necessidade de rediscutir não apenas o resultado, mas o processo em que se inserem nossas práticas de ensino e aprendizagens, concomitantemente. Neste sentido, é necessário ouvir as vozes impressas nas diferentes práticas de linguagem que circulam na sala de aula, evocadas pelos sujeitos que nela se inscrevem. Para isso é necessário considerar as práticas discursivas factualizadas na sala de aula de modo a superar aquelas historicamente legitimadas ou silenciadas pelas práticas tradicionais de ensino.


Palavras-chave: ensino de língua; práticas de linguagem; práticas discursivas.






Nenhum comentário: