Apresentações na mesa-redonda "A formação docente na perspectiva da educação inclusiva" dia 01 de outubro de 2011, das 14h30 às 16 horas.
Prof. Katia Lima (coordenadora-FIBRA)
Prof. José Anchieta Bentes (UEPA)
Profa. Rita de Nazareth bentes (UEPA)
Rita de Nazareth Souza Bentes(UEESPAC/UEPA)
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o modo de se ensinar a língua portuguesa para alunos surdos, a partir do objeto de ensino histórias em quadrinhos, que foi apresentado e ensinado durante a aplicação de uma sequência didática. Tal atividade teve como finalidade a produção final de alunos que fizessem suas HQs, sobretudo no ambiente digital, por meio do software educativo Hagáquê. As atividades de linguagem propostas nos módulos didáticos pelos professores foram trabalhadas na perspectiva do multiletramento e os dados foram gerados e organizados a partir do projeto “A recepção e a produção de textos no hagáquê”, que foi aplicado na turma da 2ª etapa de Educação de Jovens e Adultos- EJA, da Unidade de Ensino Especializado Professor Astério de Campos, no 2º semestre de 2010. O resultado deste trabalho serviu aos docentes como reflexão e de tema na formação pedagógica: há diversas possibilidades para esses aprendizes de que realize suas tarefas escolares com subjetividade, de modo que suas condições de aprender sejam respeitadas e valorizadas.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Múltiletramento. Formação e Trabalho Docente
Nenhum comentário:
Postar um comentário