09/08/2011

A PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE PESSOAS DEFICIENTES

José Anchieta de Oliveira Bentes (UEPA) Rita de Nazareth Souza Bentes (UEPA)

Resumo

Aspectos como a influência da mídia, a diversidade cultural e as variedades linguísticas apontam para um repensar da alfabetização nos moldes tradicionais de trabalhar apenas os símbolos gráficos: a letra e a palavra impressa. A principal crítica que se faz é a prática de linguagem baseada unicamente na escrita impressa valorizada e globalizada, ligada à padronização da língua nacional, presa as contingências de ordens político-econômicas e monolíngues, desconsiderando as práticas sociais de linguagens dos alunos que são oriundos de comunidades heterogêneas e de pessoas que são deficientes. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é apresentar um instrumento de avaliação que proporcione aos professores uma análise que constate a situação de aprendizagem atual de alunos deficientes e a partir desta apreciação criar atividades de letramentos, de modo que os mesmos se apropriem de conhecimentos, conforme suas capacidades e potencialidades. A pesquisa foi construída no ano de 2010, a partir da avaliação de quatro alunos deficientes: um tetraplégico, um deficiente intelectual, um deficiente múltiplo e um surdo, estudantes de uma escola da rede municipal pública de Belém-PA. A análise dos dados, que se baseou nos estudos realizados por Moita-Lopes & Rojo, 2004; Rojo, 2009, revelou que a avaliação e as propostas de letramentos podem ser bastante úteis para a elaboração do currículo e para o programa individual desses alunos em sala de aula, resultando que para se ensinar as pessoas deficientes deve ser considerada suas condições de aprendizagens: o modo como leem, produzem e, consequentemente, como aprendem e usam em diversos contextos sociais os diversos gêneros multimodais, ampliando para uma variedade de linguagens, múltiplas semioses, para o multiletramento, superando a pedagogia tradicional da alfabetização, centrada na modalidade escrita, portanto em uma única modalidade.

Palavras-chave: Multiletramentos. Gêneros multimodais. Avaliação diferenciada.

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