10/08/2011

A AUTO E HETEROAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE UM GÊNERO FORMAL E PÚBLICO- A EXPOSIÇÃO ORAL.

Jane Miranda Alves (SEDUC-PA)

Este estudo propõe descrever e analisar o processo de apropriação do gênero exposição oral por alunos da terceira série do ensino fundamental de uma escola pública federal da zona urbana de Belém (PA) no contexto das práticas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Esta pesquisa caracteriza-se dentro de um contexto específico em que os dados foram gerados assim como pelo perfil dos envolvidos na situação de aprendizagem, crianças ainda em fase de letramento, constituindo-se, não raro, em estreita articulação com sua inserção, essa nem sempre ativa, na cultura escolar no tempo-espaço em que se constitui. O estudo desenvolveu-se com base nos procedimentos da pesquisa colaborativa. A base teórica, por sua vez, convocou os estudos enunciativo-discursivos de base bakhtiniana e sócio-histórico de base vygotskyana, assim como os estudos acerca das sequências didáticas propostas por Schnewuly e Dolz (2004). A análise das produções dos alunos permite reconstituir um dos traços do processo de apropriação durante uma exposição oral, a auto e a heteroavaliação. Desta forma, o aprendente se autoavalia e avalia seus colegas a partir de dois aspectos: i) a apropriação de informações e a construção do conhecimento; ii) a aplicação dos conhecimentos construídos. O primeiro aspecto ocorreu em três momentos distintos: através das fichas de avaliações, da visualização em vídeo de suas exposições e por meio de avaliações orais. O segundo se deu através da efetivação das fichas de avaliação, constituídas como parte integrante do processo desde o preenchimento por escrito destas pelos aprendentes até a apresentação da exposição oral final dos alunos. A análise permite evidenciar a auto e heteroavaliação como uma resposta viva e ativa às formas como os alunos internalizam as características próprias de um dado objeto estudado e ao modo como se posicionam criticamente quanto às exposições orais em geral.
PALAVRAS-CHAVE: Exposição oral. Sequência didática. Auto e Heteroavaliação.

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