10/08/2011

CONTOS DE FADAS PARODIADOS: A APROPRIAÇÃO DE DIMENSÕES DISCURSIVO-TEXTUAIS POR UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Patrícia Sousa Almeida (UFPA)

Neste estudo, pretende-se discutir e apontar o modo com que uma aluna com deficiência intelectual (DI) demonstra, em uma produção textual sua, ter se apropriado de habilidades discursivo-textuais relativas ao gênero conto de fadas parodiado. Para a análise, foram convocados textos produzidos por alunos de uma classe de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Icoaraci, distrito administrativo de Belém/PA, no ano letivo de 2010. Trata-se de uma pesquisa-ação cujo objetivo era compreender em que medida as interlocuções operadas em classe influenciavam na produção textual escrita de uma aluna com capacidade intelectual abaixo da média. A pesquisa ocorreu dentro dos limites do ensino e da aprendizagem de língua materna, especificamente voltada para a investigação dos modos de constituição de gêneros em contexto escolar por indivíduos em situações singulares de interação. Excluem-se de nosso escopo, portanto, as especificidades médicas-científicas da DI. Tal investigação justifica-se na medida em que, apesar de a inclusão de pessoas com deficiência ser política pública com mais de quinze anos no Brasil, desde a aprovação do referendo à Declaração de Salamanca de 1994, ainda há carência de estudos que esclareçam, de maneira mais geral, os modos de aprendizagem de pessoas com DI e, de modo maneira mais específica, os modos de apropriação de estratégias discursivo-textuais por essas pessoas. Assim, uma abordagem dessa natureza pode vir a contribuir tanto com estudos que se dedicam a compreender os processos de ensino e de aprendizagem escolar quanto àqueles que visam compreender como se dá a constituição de gêneros textuais em práticas sociais institucionalizadas.
Palavras-chave: deficiência intelectual (DI); gênero conto de fadas parodiado; apropriação.

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