07/05/2011

II Seminário Interação e Subjetividade no ensino de línguas (SISEL)

Dias 22 a 24 de setembro de 2011


Realização: Universidade Federal do Pará.
Segundo os organizadores, o evento propõe “instigar uma reflexão ativa sobre os rumos que o ensino de língua vem tomando no Brasil, propondo que cada participante tome a palavra não apenas para expor o trabalho que vem desenvolvendo, mas para discutir de que forma os resultados de seu trabalho podem ajudar a responder se dá no mesmo ensinar gêneros e trabalhar com textos”.
A escolha do tema do evento está relacionada ao fato de que “as propostas de ensino centradas no gênero e aquelas centradas no texto assemelham-se em diversos pontos. Em comum, elas preconizam, por exemplo, que os textos produzidos pelos alunos devem ser tomados como parâmetro para a avaliação dos conhecimentos que eles já possuem, ou ainda, que a organização dos conteúdos de ensino deve orientar-se por uma avaliação constante dos avanços dos alunos e não por uma suposta escala universal de complexidade. Mas há espaços em que os conceitos de gênero e de texto deixam de se recobrir e, tomados como finalidade última do ensino, conduzem a conseqüências muito distintas”. Nessa perspectiva, o evento se propõe a discutir as consequências distintas de se trabalhar com o gênero do texto ou se trabalhar com o texto propriamente dito.
As inscrições com apresentação de trabalho (modalidade comunicação oral) se iniciam no dia 1 de abril e vão até o dia 31 de julho de 2011.

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