Reunião do GELPEA
Presentes: José Anchieta, Sueli, Dorcas, Ozana, Suzanny, Micheline, Bernadete, Rita Leal, Rita Bentes.
Pauta:
1) Apresentação dos trabalhos para o III CIELLA:
2) Informes
A primeira apresentação foi do prof. José Anchieta sobre as “Representações de professoras das práticas no ensino de língua portuguesa na política de educação inclusiva”.
Foram discutidas as concepções do autor sobre representações sociais, inclusão, letramento e multiletramento direcionadas para a educação de pessoas deficientes, no caso, alunos com paralisia cerebral, deficiência múltipla, deficiência intelectual e surdez.
No debate sobre o trabalho, foram dadas sugestões para melhorar a apresentação visual do PowerPoint. A indicação é que a apresentação está bastante didática e que o tema redefine conceitos usualmente trabalhados no curso de Letras da UFPA.
Ficou claro no debate que as políticas públicas na área educacional dizem respeito apenas ao acesso na escola de pessoas deficientes, entretanto, outras mudanças, de currículo e de formação continuada, não estão sendo implementadas. A escola não altera seu currículo para atender a diversidade de alunos, como foi comprovado nos discursos ou representações dadas pelas professoras entrevistadas.
Com relação ao objeto de ensino, o discurso que predomina é que os alunos devem aprender por métodos sintéticos, a partir da letra, com o objetivo da escrita ortográfica, apesar de muitos não aprenderem por esse método por terem dificuldades cognitivas ou de coordenação motora. Para estes casos, a leitura de imagem, a comunicação alternativa, a língua de sinais e outras modalidades de expressão e compreensão foram apresentadas como opções de ensino-aprendizagem.
A segunda apresentação foi da professora Sueli Pinheiro da Silva com o título “Práticas de linguagem em sala de aula”.
A professora discute a formação inicial de professores a partir da ementa de uma disciplina e de atividades propostas para sala de aula. Seu argumento é que o professor se apropria de alguns saberes na universidade e os mobiliza na prática de sala de aula.
Discute também que apesar da concepção de ensino de língua portuguesa ser a partir de práticas sociais e interativas, os professores ainda não sabem como efetivamente fazer isso em sala de aula, já que reduzem o ensino a objetos gramaticais. A afirmação da Profa. Sueli é que isso decorre devido os alunos não saberem fazer essa transposição do que é aprendido na universidade para a sala de aula.
Também foi discutida a relação entre atividades teóricas e práticas na sala de aula, uma vez que uma das concepções dos alunos é que apenas o estágio é atividade prática. A autora da comunicação afirmou com relação a esse ponto de querer aprender como ensinar, que a universidade não tem esse papel, que efetivamente só se vai aprender a ser professor quando for atuar em sala de aula.
A terceira apresentação foi das professoras Rita de Cássia Macedo Leal e Rita de Nazareth Souza Bentes com o título “Saberes articulados e mobilizados em prol do ensino da língua materna: formas do trabalho docente”.
Foram apresentados os conceitos de trabalho docente a partir dos saberes, que é “uma realidade social materializada através de uma formação, de programas, de práticas coletivas, de disciplinas escolares, de uma pedagogia institucionalizada, etc., e são também, ao mesmo tempo, os saberes dele” (Tardif, 2008).
Os saberes apresentados foram agrupados nas seguintes categorias: pessoais, da formação escolar anterior, dos programas oficiais e da experiência do professor. A partir desse agrupamento é feita a análise dos discursos das professoras.
Por fim, nos encaminhamentos ficou definida a próxima reunião, conforme calendário previamente definido, para o dia 14 de maio, às 15 horas, no Astério de Campos, com a seguinte pauta:
1) Apresentação do texto “O objeto ensinado” de Bernard Schneuwly - Rita Leal, Rita Bentes, Berna;
2) texto 2: “O trabalho docente” de Bernard Schneuwly - Rita Leal e Rita Bentes.
3) Texto 3: Fazeres científicos, fazeres pedagógicos” de Geraldi - Suzanny.
4) Confirmação dos nomes para apresentação no Colóquio de pesquisa da UEPA “Língua e Literatura”.
2) texto 2: “O trabalho docente” de Bernard Schneuwly - Rita Leal e Rita Bentes.
3) Texto 3: Fazeres científicos, fazeres pedagógicos” de Geraldi - Suzanny.
4) Confirmação dos nomes para apresentação no Colóquio de pesquisa da UEPA “Língua e Literatura”.
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