15/05/2011

Relato da reunião do GELPEA 14/05/2011


Dia: 14 de maio de 2011 - 15 as 18:30 horas. Local: Escola Astério de Campos.
Presentes: Jane, Anchieta, Micheline, Sueli, Débora, Rita Bentes, Berna, Patrícia e Fátima.
Pauta: 1) Discussão sobre o texto objeto de ensino


2) Informes


Texto: Objeto de Ensino (SCHNEUWLY, 2011)
• Três objetivos: a) definir o objeto ensinado; b) delimitar o objeto de pesquisa e a unidade de análise – a sequência; e c) primeiras pistas metodológicas – ensino de dois objetos de ensino - objeto gramatical e o objeto de leitura;


• Ponto de partida: a discussão sobre transposição didática- transformação do objeto de saber – objeto a ser ensinado – objeto ensinado (resultado de uma sequência de ensino), o que este saber pode trazer para o social, de benefício para as pessoas;


• Saber de referência – objeto a ser ensinado – objeto ensinado. Gera um percurso que cria elo com a cultura escolar, as disciplinas escolares. Os saberes passam pela disciplinarização em todas as disciplinas: uso assuntos eleitos nessa cultura, terminologia específica, uso da linguagem escrita verbal. O aluno é forçado a adequar-se a este contexto;


• Movimento de transposição externa e a transposição interna;


• Discussão sobre objeto de ensino, objeto ensinado;


• Existem conteúdos: factuais, atitudinais, procedimentais – PCN;


• Diferenças ocorridas no seio da escola: mudanças em relação aos modos de abordar os objetos, novos modos de comportamento do aluno, mudança de objetos a ensinar, introdução de novos objetos, contextualização da gramática a ser trabalhada em outros objetos, a discussão em torno da sedimentação das aulas, as mesclas entre objeto gramatical e o objeto de ensinar gêneros;


Muitos professores julgam trabalhar gêneros, embora usem o gênero para leitura e gramática, tendo o conteúdo em que o professor foi formado e ao lado um objeto complexo para didatizar: o gênero. Percebemos que o gênero não é usado só como pretexto, mas vai além. Até que ponto o gênero está sendo didatizado ou não, em que instância ocorre somente o uso desse objeto como pretexto, até que ponto o professor ou o nosso aluno da graduação está preparado para efetivar este trabalho; “um conjunto de camadas sedimentadas de objetos de ensino e de práticas em reciprocidade que entram em interação com aquilo que a ela vem-se juntar.” (p.6).


• As diferenças existentes entre os modos de didatizar objetos de ensino. As diferenças entre as sequências operadas pelo mesmo professor, por diferentes professores, como os alunos do estágio também fazem a didatização dessas sequências. A discussão, por exemplo, sobre a questão dos módulos das sequências, um módulo pode está apresentado em várias aulas ou um módulo pode está organizado em uma única aula. A organização desse módulo em diferentes níveis de complexidade, tematizando sobre a estrutura temática, composicional, gramatical.


• Topogenese-cronogenese - teoria da forma escolar- espaço-prédio, o tempo da aula, da escola; relação didática- papéis institucionais: instrumentos e de certo poder, autoridade - materiais e simbólicos- poder de coerção, o aluno está submetido a este aparato;


• Modelização didática implica elementarização dos saberes, transformação da função dos saberes - didatização efetiva dos saberes;


• Sequência de ensino - todo objeto faz parte de um objeto que o engloba, todo objeto é decomposto, elementarizado em unidades menores, continuidade de trabalho, atividades articuladas, início e um fim delimitados, possibilidade de recobrir, mas a aula, gênero, não é linear.


INFORME
• II Colóquio de Pesquisa, Ensino e Extensão será realizado pelo DLLT da UEPA, sob a coordenação da Profª. Sueli Pinheiro da Silva, em parceria com os grupos de estudos e pesquisas ligados ao CNPq. Neste evento teremos mesas-redondas intercaladas com apresentação de comunicações e relatos de experiência. Período do evento: 16 e 17 de junho de 2011. As inscrições encerram dia 10 de junho para apresentação de trabalhos.
• A professora Patrícia e a professora Berna participarão do 18º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada Pontifícia Universidade Católica-SP. • sessão coordenada. • comunicação. • pôster São Paulo - PUC 23 a 25 de junho de 2011. Na próxima reunião, ocorrerá a pre-apresentação das professoras.

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