01/11/2010

Comentários no Blog

A internauta Graciete fez comentários no Blog, no dia  18 de outubro de 2010. Os comentários são sobre os textos que foram apresentados no I SELLI, no Campus da UFPA de Castanhal.
Vamos rever? 
Graciete disse...
O gênero carta de leitor se mostrou eficiente nesse assunto, principalmente, uma vez que um dos principais erros do aluno é deixar-se levar por sua opinião durante uma dissertação, tipo de texto onde uma das principais características é evitar usar a primeira pessoa do plural. Ótimo modo de utilizar o interacionismo sociodiscursivo numa produção textual.
Que estudo interessante o sobre adolescentes e jovens com deficiência múltipla! É triste como hoje, no século XXI, a psicopedagogia ainda tem dificuldade para entender a didática ideal para esses jovens especiais, muitas vezes dando preferência às crianças especiais. Se estudos como esse, que mostra como é simples ter uma boa interação escolar com esses alunos, fossem divulgados, muitos dos problemas em relação a eles seriam superados.
É essencial sabermos, como membros do corpo docente, que os métodos didáticos evoluem juntamente com os alunos e a sociedade. Para saber que evoluções são essas, nada melhor que estudar vários relatórios de diferentes perspectivas para finalmente entender as mudanças no habitus e nos objetos de ensino.
Para a aprendizagem da língua materna, um pouco de gramática decorativa não basta, ou continuaremos formando analfabetos funcionais. O essencial é o estudo de diversos gêneros textuais. Sabemos que a fusão entre concepções de sequência didática e de avaliação formativa contribuem para a plena aprendizagem da língua materna também.
Esse último tópico foi muito interessante também ao mostrar o modo que os docentes ensinam diversos elementos diferentes, valorizando saberes mobilizados e seguindo sequências didáticas, para assim obter uma melhor interação.

Nenhum comentário: