1. Exposição dos artigos para o livro "Trabalho Docente"
2. Cronograma das próximas reuniões.
Presentes: Socorro Pastana, Bernadete Lima, Rita Leal, Aline Araújo, Tiago Santos, Sueli Pinheiro, Suzanny Silva, Kelly Marques, Rita Bentes, Patrícia Almeida, José Anchieta, Fátima Rodrigues, Celeste Rebelo, Helena Chaves, Débora Ferreira.
ORIENTAÇÕES GERAIS
OBJETIVOS/OBJETOS DE PESQUISA
• Análise de uma sequência didática.
• Caracterizar o trabalho docente a partir das teorias de gêneros discursivos e das teorias de ensino-aprendizagem de línguas.
• Descrição e análise de atividades docentes realizadas em sala de aula, em contextos diversos.
• Percepções dos alunos em formação inicial sobre uma tarefa acadêmica pela qual se acham envolvidos.
• Formação inicial e práticas de ensino de professores de língua portuguesa.
CARACTERÍSTICAS
• Conjugar contribuições “de ordem didático-pedagógica [...] com os estudos enunciativo-discursivos” (GOMES-SANTOS, 2009, p. 41) e textuais.
• “Ensinar é um trabalho”
• Estudar a interação na sala de aula.
• Utilizar pesquisa bibliográfica e/ou de campo, com gravação em áudio e vídeo e/ou do uso de caderno de notas.
Lista de artigos para o livro “Linguagem e trabalho docente”
1. Sandoval Nonato Gomes-Santos: "O trabalho docente como texto e o texto no trabalho docente".
2. Patrícia Almeida e Mª. Bernadete Lima: " Trabalho docente, alfabetização e currículo: o papel das demandas".
3. Débora Ferreira e Rita Leal e Isabel Rodrigues "Trabalho docente e didatização de gêneros discursivos: desafios e avanços no ensino de português".
4. José Anchieta Bentes: "O trabalho docente na educação de surdos".
5. Isabel Rodrigues: "O trabalho de professoras aposentadas" (precisa confirmar)
6. Socorro Pastana e Eunice Pereira: “Análise de sequencias didáticas”
7. Ma. Helena Chaves: "O trabalho docente e a oralidade escolar"
8. Rita Bentes; Sueli Pinheiro da Silva; Suzanny Silva: "O trabalho do professor e os saberes na docência" ou " O trabalho do professor e os saberes articulados d(n)a formação inicial à docência".
9. Conceição Azevedo: "O trabalho docente no ensino superior".
10. Inéia Abreu: "Trabalho docente e escrita na Educação de Jovens e Adultos" (precisa confirmar)
11. Fátima Rodrigues e Celeste Rebelo: “EJA e a prática docente”
12. Heloísa Jordão: "Trabalho docente e heterogeneidade sociocultural"
13. Kelly Marques: “Trabalho docente e subjetividade”
Posfácio
Sobre os autores
PRAZOS
Primeira versão – próxima reunião – dia 22/10/2011.
Próxima reunião: 22 de outubro (sábado), às 15 horas na Escola Astério de Campos.
Para o artigo:
Entre 12 e 15 páginas (A4, Arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5, citações na altura do 4 cm, sem aspas, sem itálico, em fonte 10 e na linha imediatamente posterior ao corpo do texto, sem espaço).
Lançamento do livro na UEPA - em novembro/2011.
Negociar uma data para uma jornada de um dia ou um outro evento programado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário