05/06/2014

II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas docentes




ORIENTAÇÕES DAS SESSÕES



1) Educação Inclusiva

Pesquisas que abordem a identificação de situações de normalizações que impedem a aceitação das diferenças nos espaços escolares e não-escolares, privilegiando os interesses, as propostas e os discursos dos movimentos organizados de pessoas com deficiência e com outras identidades.



2) Literatura e ensino de Literatura

Pesquisas que discutam:

* Questões da literatura e seu ensino sob o enfoque das vertentes da teoria literária em suas variadas escolas e movimentos que muitas vezes chegam aos nossos dias por meio das novas mídias, como os filmes e /ou animação, e

* Questões do ensino de literatura nas escolas de educação básica, tanto dos cânones quanto dialogando com esses novos gêneros, focando na leitura de corpus literário ou de seus estudos.



3) TICs e docência

Trabalhos que articulem o conhecimento das tecnologias no processo de formação do professor de língua materna e adicional/estrangeira que atuará na Educação Básica. Na sessão discutiremos as formas de apropriação dos diferentes tipos de linguagens presentes nos ambientes virtuais por parte dos professores, seja na formação inicial ou continuada e os reflexos disso nas práticas educativas.



4) Análise do Discurso

Trabalhos que tratem das diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que abordam o discurso no universo acadêmico brasileiro. Os temas da sessão podem versar sobre: a língua como prática comunicativa, a formação discursiva, os efeitos de sentido que o discurso manifesta, as subjetividades e processos de enunciação, as ideologias, ou ainda, a produção, circulação e mudança dos discursos.



5) Alfabetização e letramento.

Pesquisas que tratem de práticas de leitura e de escrita em classes escolares do ciclo de alfabetização, problematizando os modos de ensino-aprendizagem da escrita nelas implicados. A pesquisa deve se inscrever na perspectiva paradigmática de alfabetizar letrando, tratando de questões relacionadas: à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; ao processo de aquisição da escrita, em sua interface com a oralidade; e à constituição da textualidade e da discursividade na etapa inicial da escolarização básica obrigatória.



6) Prática docente e ensino de línguas

Pesquisas que conjuguem as contribuições da área do ensino aprendizagem de línguas com os estudos enunciativo-discursivos, tratando do trabalho docente, do uso de instrumentos didáticos de ensino: os gêneros discursivos, com as sequências didáticas, os episódios, as tarefas e as resoluções de tarefas, os tipos de atividades efetuadas em grupo ou individual.


http://ccse.uepa.br/ccse/?p=1068

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