II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas docentes
ORIENTAÇÕES DAS SESSÕES
1)
Educação Inclusiva
Pesquisas
que abordem a identificação de situações de normalizações que impedem a
aceitação das diferenças nos espaços escolares e não-escolares, privilegiando
os interesses, as propostas e os discursos dos movimentos organizados de
pessoas com deficiência e com outras identidades.
2)
Literatura e ensino de Literatura
Pesquisas
que discutam:
* Questões
da literatura e seu ensino sob o enfoque das vertentes da teoria literária em
suas variadas escolas e movimentos que muitas vezes chegam aos nossos dias por
meio das novas mídias, como os filmes e /ou animação, e
* Questões
do ensino de literatura nas escolas de educação básica, tanto dos cânones
quanto dialogando com esses novos gêneros, focando na leitura de corpus
literário ou de seus estudos.
3)
TICs e docência
Trabalhos
que articulem o conhecimento das tecnologias no processo de formação do
professor de língua materna e adicional/estrangeira que atuará na Educação
Básica. Na sessão discutiremos as formas de apropriação dos diferentes tipos de
linguagens presentes nos ambientes virtuais por parte dos professores, seja na
formação inicial ou continuada e os reflexos disso nas práticas educativas.
4)
Análise do Discurso
Trabalhos
que tratem das diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que abordam o
discurso no universo acadêmico brasileiro. Os temas da sessão podem versar
sobre: a língua como prática comunicativa, a formação discursiva, os efeitos de
sentido que o discurso manifesta, as subjetividades e processos de enunciação,
as ideologias, ou ainda, a produção, circulação e mudança dos discursos.
5)
Alfabetização e letramento.
Pesquisas
que tratem de práticas de leitura e de escrita em classes escolares do ciclo de
alfabetização, problematizando os modos de ensino-aprendizagem da escrita nelas
implicados. A pesquisa deve se inscrever na perspectiva paradigmática de
alfabetizar letrando, tratando de questões relacionadas: à apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética; ao processo de aquisição da escrita, em sua
interface com a oralidade; e à constituição da textualidade e da discursividade
na etapa inicial da escolarização básica obrigatória.
6)
Prática docente e ensino de línguas
Pesquisas
que conjuguem as contribuições da área do ensino aprendizagem de línguas com os
estudos enunciativo-discursivos, tratando do trabalho docente, do uso de
instrumentos didáticos de ensino: os gêneros discursivos, com as sequências
didáticas, os episódios, as tarefas e as resoluções de tarefas, os tipos de
atividades efetuadas em grupo ou individual.
http://ccse.uepa.br/ccse/?p=1068
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