04/10/2012

Relatório do I Seminário

I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

10 E 11 DE SETEMBRO 2012

Por Lorena Bischoff Trescastro

O I Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas, promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/UEPA). Seu objetivo é reunir pesquisadores, professores da Educação Básica e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia, para debater as didáticas do ensino e aprendizagem da linguagem nas escolas.

O Seminário teve início às 8h do dia 10 de setembro com o credenciamento. Às 9h, procedeu-se a abertura oficial com a composição da mesa, composta por representantes do corpo diretivo, discente e professores da UEPA. Integrei a referida mesa, na qualidade de representante da Secretaria Municipal de Educação, falei da relevância do tema, do grupo de estudos e do evento para compartilhar referenciais teóricos e práticos que visem melhorar a prática docente, sobretudo para conquistar a alfabetização das crianças em Belém, desejando, por fim êxito no Seminário.

Na oportunidade, foram proferidos agradecimentos, pelos Professores Drs. Pedro Sá e José Anchieta Bentes; A SEMEC, pelo apoio ao evento com a aquisição de 30 inscrições para favorecer a participação de professores no Seminário.

Em seguida foi proferida a Conferência de Abertura, pelo professor doutor Sandoval Nonato Gomes-Santos, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: Um dia de trabalho de uma professora alfabetizadora. Tendo o trabalho do professor como fonte de investigação, o professor apresentou uma descrição qualitativa do contexto da sala de aula, destacando que ao ingressar na escola para se alfabetizar o aluno ingressa também em um contexto social e educacional que permite desenvolver processos de aquisição, escolarização e socialização.

Neste contexto, saber ensinar é saber manejar instrumentos de trabalho, que incluem métodos, livros e exercícios. Estes são objetos de ensino e aprendizagem. Quando o professor ensina, não ensina apenas conteúdos, mas hábitos de ensino e aprendizagem. Neste caso, o professor atua como se fosse um tipo de “narrador” que engaja o aluno no aprender, assim constrói o meio de ensino, que nem sempre garante a aprendizagem, porque há ritmos, processos e saberes envolvidos, que são distintos em cada aluno em particular. No entanto, a atuação docente envolve a gestão do grupo e da aprendizagem. É o professor que tece/acompanha o fluxo do ensino pela sequência de atividades que propõe e pela seleção que faz do que é relevante para aquele grupo de alunos.

Ao longo dos dois dias de programação, o Seminário prossegue com três rodas de discussão sobre temas relacionados à educação escolar: Letramento, Tecnologias e Educação Inclusiva; Literatura, Identidade e Estudos Culturais e Didatização de Gêneros Orais e Escritos. Com se vê, o evento é importante porque aproxima as pesquisas e discussões feitas pela Academia com as práticas em sala de aula.

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