17/06/2012

Os integrantes do GELPEA comemoram aniversário do grupo

Caríssimos Integrantes do Gelpea,


Hoje 17 de junho de 2012, o GELPEA completa quatro anos de atuação!

É hora de relembrar alguns fatos marcantes do nosso crescimento no grupo.

O GELPEA nasceu na UFPA com mestres, mestrandos e um doutorando. Hoje temos um doutor (José Anchieta Bentes) duas doutorandas (Conceição e Isabel), inúmeros mestres, professores da rede pública de ensino e alunos. Em breve tempo, novos doutorandos do DINTER entre a UEPA e USP (Rita Bentes, Sueli, Denilson e Suzanny).

Nosso primeiro encontro foi no dia 17 de junho de 2008, com o Estudo do 1º capítulo do livro Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin (São Paulo: Cortez, 2008). Discutimos o artigo “Pierre Bourdieu e as práticas de linguagem”. (HANKS, W. F.).

À noite, nesse mesmo dia foi criado o e-mail do grupo práticas no Yahoo grupos.
E no dia 18 de junho ocorreu o acesso imediato de algumas pessoas, Anchieta, Helena, Patrícia, Rita Leal, Isabel, Jane e Conceição, em seguida entrou a Débora também, que já tinham interesse na criação desse grupo, que nesse período se chamava Grupo Práticas.

A primeira aparição publica foi no dia 30 de janeiro de 2009, no Fórum Social Mundial (27/12 a 01/01/2009) com uma coordenada intitulada ‘Práticas de ensino de Língua Portuguesa’. Local: pavilhão P, sala 03, campus básico da UFPA. Neste dia teve a participação especial de um grupo de teatro de Outeiro, como programação cultural. Nesse evento estavam participando Sueli, Vera, Lorena, Maricilda e Socorro Lima.

Neste ano de 2009, participamos no I EBELLI em Bragança, que teve como convidados: Cristina Bentes, Edwirges Morato e Sandoval Gomes Santos, que é nossa maior liderança. Nesse ano já estavam participando a Socorro Pastana e o Sandoval Nonato

Até então, o nome do grupo já era GELPEN, decidimos pela mudança do nome em agosto de 2009, para Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA) e em seguida criamos o Blog do grupo, em 25 de agosto de 2009.

Os destaques de 2010 foram, entre outros eventos, a participação no II EBELLI - Rodas de conversas Bragantinianas, em Bragança-PA, de 15 a 17 de julho; a Participação com uma mesa coordenada no II Fórum Internacional de Análise do discurso, na UFRJ, de 8 a 10 de setembro; a Participação no IX Seminário de metodologia de ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, em São Paulo-SP, de 29 a 30 de setembro; e a Participação no I Seminário de línguas e literaturas: tessituras, interações e convergências, no campus universitário de Castanhal-PA, no dia 26 de outubro. Nesse ano já contávamos com a participação no grupo da Simone, Nice e Suzanny.

Foi em Novembro de 2011 que Institucionalizamos o GELPEA no CNPQ pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Em 2011, os destaques foram participação no III CIELA, nos dias 18, 19, 20 de abril; Participação no Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - UFRJ. Rio de Janeiro, de 27 a 29 de julho; e a Participação no VI SIGET em Natal - Rio Grande do Norte de 16 a 19 de agosto. E mais convidados foram chagando: Rita Almeida, Sueli, Tiago, Dorcas, Graça, Ozana, Berna e Aline.

O maior destaque desse ano foi o LANÇAMENTO DO LIVRO “Linguagens, saberes e interculturalidade”, na XV Feira Pan-Amazônica do Livro.

Em 2012, integrantes apresentaram quatro comunicações e uma mesa redonda no Colóquio Linguagem e Trabalho Docente-USP, nos dias 01 e 02 junho.

E mais pessoas se interessaram pelo Gelpea: Kaius, Mariane, Marci, Vera, Cláudio, Denilson, Kátia Andréia, Cyntia, Elizabete e Tiana.

Em 2012, temos dois livros a serem publicados, um organizado por Débora Ferreira, Isabel Rodrigues e o GELPEA; outro organizado por Sandoval Gomes Santos, José Anchieta Bentes, Patrícia Almeida e Rita de Cássia Almeida.

O maior feito do GELPEA, no ano de 2012, tem sido o estudo sobre “Marxismo e Filosofia da linguagem”, com a participação em média de vinte pessoas, aos sábados uma vez por mês, na Escola Profº Astério de Campos.

Nosso primeiro seminário está sendo organizado para 10 e 11 de setembro na UEPA e discutirá LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES.

Já atuamos em algumas frentes e projetos institucionais, como o coordenado pela profª Patrícia Almeida em Abaetetuba, intitulado “Infância, letramento e gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba”; Desenvolvemos um curso de especialização sobre “Metodologias de ensino em educação inclusiva” que iniciará em julho por Paragominas, sob a coordenação do Prof. José Anchieta Bentes; e estamos no Mestrado em Educação da UEPA.

Enfim, temos muito a comemorar. Muitas alegrias, produções científicas, que nos fazem pesquisadores e agentes de transformações da realidade educacional amazônica.

Parabéns a todos!

José Anchieta e Rita Bentes

4 comentários:

Maricilda Barros disse...

Parabéns ao Grupo! Muitos anos de vida. Obrigada por ser lembrada nesta história. Ei, lembrei de ter ido para a casa da Isabel Rodrigues para começar esta história de blog e agora quantos anos e ele está bem cuidado.

Maricilda Barros

Maricilda Barros disse...

Parabéns ao grupo e muitos anos de vida! Obrigada pela lembrança no histórico. Lembro de ter ido a casa da Isabel Rodrigues para iniciarmos o blog. E ele agora está tininindo e em boas mãos!

Maricilda Barros

Maricilda Barros disse...

Parabéns ao grupo e muitos anos de vida.

Maricilda Barros disse...

Parabéns ao grupo e muitos anos de vida!