29/07/2011

Reunião do GELPEA – 28/07/2011

Local: Casa da Elmira – Hora: 16 às 18 horas.
Presentes: Sandoval Gomes, Elmira Gomes, Socorro Pastana, Eunice Braga, Sueli Pinheiro, José Anchieta Bentes, Rita Bentes, Conceição Azevêdo
Ponto de pauta: apresentação do projeto de Maria da Conceição Azevedo

Título: "Trabalho docente no ensino superior: as formas do trabalho de professores universitários no interior da Amazônia"


Objetivo geral:
Descrever e analisar as formas do trabalho de professores dos cursos de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará, nos campi dos municípios de Castanhal, mesorregião metropolitana de Belém (PA), Bragança e Abaetetuba, Nordeste do Pará.


Questões gerais:

i) como o trabalho dos professores universitários afeta e é afetado pela conjuntura institucional e pela natureza da sua inserção na vida da comunidade?


ii) de que maneira o trabalho desses professores articula determinações institucionais e socioculturais e como essas determinações se reconstituem na instância da sala de aula, na instância do ofício de ensinar em seus diferentes componentes?


iii) na sala de aula, que estatutos assumem os textos de diversos gêneros textuais que aí circulam (textos teóricos, artigos científicos, resenhas, capítulos de livro, exposição oral do professor, seminários etc.), em articulação com outros registros semióticos (slides, transparências etc.), como componentes do funcionamento didático do trabalho docente (objetos de consumo, objetos de estudo, instrumentos didáticos etc.)?
Metodologia: está ancorada na abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com enfoque adaptado à educação (Cf. ANDRÉ, 2007).


Instrumentos de geração de dados: triangulação de procedimentos metodológicos, comum a pesquisas de base etnográfica: i) a diversidade de sujeitos; ii) a variedade de fontes de informação (depoimentos, entrevistas e documentos); e iii) a multiplicidade de perspectivas de análises/interpretações de dados.
O grupo apreciou o trabalho da professora Conceição, avaliando que este projeto combina o contexto da interiorização da Universidade Federal do Pará com o trabalho docente em sala de aula.

Nenhum comentário: