21/02/2011

Minicursos da ABRALIN 14 a 18 de fevereiro/2011

As professoras Maria Bernadete e Patrícia Almeida estiveram em Curitiba/PR na última semana, de 14 a 18 de fevereiro, participando de dois minicursos promovidos pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), com carga horária total de 50 horas.

O minicurso do turno da manhã, ministrado por Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP), denominado "Dimensão verbovisual de gêneros discursivos: as contribuições do Círculo de Bakhtin no diálogo com outras teorias", superou as expectativas. A professora, além de ter uma postura gentil, educada e agradável em relação aos alunos, mostrou-se extremamente comprometida com o que se propôs fazer. Pesquisadora das teorias do Círculo de Bakhtin desde a década de 90, ela atualmente dedica-se ao estudo de gêneros verbovisuais, investigando o modo com que outras teorias abordam e relação entre discurso verbal e discurso visual, a fim de construir sua tese de livre-docência.

Desse modo, durante o minicurso da ABRALIN, Sheila tratou da questão em tela tecendo considerações a respeito de algumas teorias, cf. relatado abaixo, em suma.

• Dia 14/02 – Semiologia e retórica da imagem em Roland Barthes – o que mais se destaca nesta teoria é a ideia de morte do autor. De base saussureana, essa semiologia estruturalista tem como objeto de estudo os sistemas de signos, sejam eles verbais ou visuais, e considera o autor como mero escrevente, atribuindo ao intérprete (aquele que interpreta os signos) o processamento dos sentidos contidos no texto.

• Dia 15/02 – Semiótica visual: a Escola de Paris – como a teoria barthesiana, é de base estruturalista e afasta a “intenção” do enunciador de seu objetivo primeiro, mas aqui o objeto é a significação, entendida como sentido articulado, definido pelas relações diferenciais, resultante de um processo gerativo de produção, de complexidade crescente, partindo de um nível mais elementar (abstrato), passando pelo temático e, enfim, “materializando-se” no nível figurativo. Jean-Marie Floch (maior expoente dessa Escola) concebe sentido como sendo a substância da significação que articula dois planos: o da expressão (visual, lingüístico, gestual, musical etc.) e o do conteúdo.

• Dia 16/02 – Retórica ou Semiótica visual do Groupe µ - também denominada “Retórica do desvio” ou “Retórica (ou Semiótica) da imagem”, tem como objeto os desvios (figuras de linguagem) em relação a uma norma. Essa teoria integra o escopo de análise de Grillo por se autoafirmar como retórica (estudo originalmente voltado para o discurso verbal), pois, afora isso, seu objeto de análise aplica-se somente à imagem.

• Dia 17/02 – Semiótica Russa (ou da cultura) – originária da Escola de Tártu-Moscou, dedica-se ao estudo da linguagem na cultura e dos modos com que diferentes sistemas operam mecanismos semióticos, a partir de textos.

• Dia 18/02 – O Círculo de Bakhtin – epistemologicamente dialógica, a teoria do Círculo coloca como objeto de análise das Ciências Humanas o homem. Para tanto, Grillo aponta duas “chaves” para compreender a obra bakhtiniana: i) a não-restrição a enunciados verbais (proposta de uma estética das artes em geral); ii) a inter-relação ente os diversos campos (esferas) da cultura. Estudar os gêneros verbovisuais, portanto, requer considerar os enunciados como resultantes de um projeto discursivo do locutor e relacioná-los ao(s) campo(s) da cultura no qual se dá sua produção.

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