27/12/2010

Retrospectiva do ano de 2010

Data Local / Atividades
14/01 Reunião na casa da Profª. Rita Bentes. Divisão do grupo em frentes de trabalho: estudos, publicação, alimentação do blog, definição de textos para leitura e tradução.
15/01 Participação no evento Diálogos Interdisciplinares "Tróia: discutindo a construção do mito", promovido pelo Audiovisual, projeto de extensão do Campus Universitário de Bragança/UFPA.
17/01 Reunião na casa da Profa. Helena Leitura-estudo do artigo de Adair Bonini: “A noção de sequência textual na análise pragmático-textual” de Jean-Michel Adam
25/01 Reunião na casa da Profa. Débora. Estudo do texto “A perspectiva discursivo-semiótica” de Gunther Kress: “O gênero como recurso representacional” de Anna Elizabeth Balloco. Primeira discussão sobre a institucionalização do GELPEA.
01/04 Reunião na casa da Profª. Helena. Decisão de participar e organizar o II EBELLI, em Bragança.
21/04 Reunião na casa da Profª. Helena. Estudo do segundo capítulo de Marxismo e filosofia da linguagem, de Bakhtin.
08/05 Reunião na casa da Profa. Patrícia. Simulação de roda de conversa do tema "Gêneros do discurso, formação de professores e ensino".
06/06 Reunião na casa da Profa. Helena. Estudo o primeiro capítulo de Marxismo e Filosofia da linguagem
13/06 Reunião na casa da Profa. Rita Bentes. Realização de duas rodas de conversas, com os dois subtemas do EBELLI: Gêneros do discurso, formação de professores e ensino e Interação social e diversidade cultural, tendo como comentadora a professora Sueli.
15 a 17/07 Participação no II EBELLI - Rodas de conversas Bragantinianas. Bragança-PA.
04/08 Defesa da tese de José Anchieta de Oliveira Bentes, intitulada “Formas do trabalho docente em duas escolas especiais de surdos: estudos históricos e de representações sociais”.
12 a 14/08 Participação no II Fórum de estudos da linguagem do curso de especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. UFPA Belém. Comunicações:
- “A prática de linguagem no trabalho docente: do contexto ao texto” Rita de Nazareth SOUZA-BENTES e Maria do P. Socorro Dias PASTANA;
- “O Ensino de Gêneros discursivos e a Formação de professores” Isabel Cristina França dos Santos RODRIGUES.
21/08 Reunião na casa da Profa. Helena. Leitura e discussão da introdução do livro “Para uma filosofia do ato responsável".
8 a 10/09 Participação no II Fórum Internacional de Análise do discurso, na UFRJ. Comunicação coordenada: “Linguagem e trabalho docente: aportes teóricos, procedimentos metodológicos e dispositivos analíticos” – coordenador: Prof. Dr. Sandoval Nonato GOMES-SANTOS.
- “O trabalho docente entre o lingüístico e o didático” Sandoval Nonato GOMES-SANTOS;
- “Trabalho docente e escrita na alfabetização” Patrícia Sousa ALMEIDA;
- “O trabalho docente na educação de surdos” José Anchieta de O. BENTES;
- “Práticas de professores aposentados” Isabel Cristina França dos Santos RODRIGUES. Comunicações individuais:
- “Práticas de linguagem e formas do trabalho docente” Rita de Nazareth SOUZA-BENTES;
- “Por que é tão difícil fazer do oral objeto de ensino?” Maria Helena Rodrigues CHAVES.
18/09 Reunião na casa da Profa. Jane. Estudo sobre “Por uma filosofia do ato responsável” e Decisão pela participação no Fórum da Unama e I SELLI - I Seminário de Línguas e Literaturas: Tessituras, Interações e Convergências (Castanhal-PA).
29 a 30/09 Participação no IX Seminário de metodologia de ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. São Paulo-SP. Linguagens e culturas: ensino de língua e formação do professor. Apresentação de trabalhos:
- “Saberes mobilizados no trabalho docente: construção da coerência na produção escrita de alunos na escola” Rita de Nazareth SOUZA-BENTES e Maria do P. Socorro Dias PASTANA;
- “Operação mutante: entre as práticas tradicionais de ensino e as tecnologias de interação modernas” Maria Helena Rodrigues CHAVES.
02/10 Reunião na casa da Profa. Sueli Pinheiro.
26/10 Participação no I Seminário de línguas e literaturas: tessituras, interações e convergências, no campus universitário de Castanhal-PA. Sessão de comunicação coordenada "Interação em sala de aula: instrumentos didáticos na aula de português".
- Apropriação do gênero carta de leitor: uma abordagem textual-enunciativa Maria do Perpétuo Socorro Dias PASTANA;
- “Adolescentes e jovens com deficiência múltipla: com quais instrumentos didáticos é possível trabalhar?” José Anchieta de Oliveira BENTES;
- “Na interação com tecnologias modernas, as práticas docentes tradicionais em constante processo de sedimentação” Maria Helena Rodrigues CHAVES;
- “Dimensão formativa da sequência didática: contribuição para o ensino/aprendizagem da língua materna” Rita de Cássia Macedo LEAL;
- “O trabalho docente no ensino de português: da interação didática aos saberes e instrumentos mobilizados” Rita de Nazareth SOUZA-BENTES.
27/10 Participação no XVI Fórum de Letras da UNAMA. Belém-PA. Sessão coordenada:
- “Práticas discursivas em sala de aula” - Sueli Pinheiro da SILVA;
- “Perguntas e respostas numa interação em ambiente escolar - Maria da Conceição AZEVÊDO;
- “Intertextualidade nas produções de alunos da 5ª série do ensino fundamental” - Isabel Cristina França dos Santos RODRIGUES;
- "Alguns aspectos multissemióticos na construção da exposição oral" - Jane M. ALVES;
- "Trabalho docente na escola – Usina: modos de didatização de objetos gramaticais" - Débora Cristina do Nascimento FERREIRA.
30/10 Reunião na casa da Socorro Pastana - estudo de “Para uma filosofia do ato responsável”.
03 e 04/11 Participação no IV Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) - São Carlos-SP. Comunicações:
- “A educação especial no Pará a partir das representações de seus atores sociais” José Anchieta de Oliveira BENTES;
- “Os alunos surdos e suas línguas: abordagens textuais e discursivas” José Anchieta de Oliveira BENTES.
6/11 Participação no III Fórum de tecnologia assistiva e inclusão social da pessoa deficiente. Belém-PA. Comunicação:
- “Avaliação de alunos na sala de recurso multifuncional: discussões em torno da normalidade” José Anchieta de Oliveira BENTES, Rita de Nazareth SOUZA-BENTES.
20/11 Reunião na UEPA. Estudo de “Para uma filosofia do ato responsável”.
25/11 Participação no INTERLETRAS UEPA. Coordenação: Profa. Sueli Pinheiro.
- “Vozes diferenciadoras da relação teoria-prática na formação do professor de Língua Portuguesa da UEPA” Suzanny Pinto Silva;
- “Educação especial e inclusiva: representações de professores sobre suas práticas no ensino de Língua Portuguesa” José Anchieta de Oliveira Bentes.
29/11 Defesa da dissertação de mestrado de Rita de Cassia Macedo Leal, no laboratório de linguagem da UFPA. Título: “Sequência didática e avaliação formativa: contribuição para o ensino/aprendizagem em língua materna”.
10/11 Institucionalização do GELPEA no CNPQ
08/12 Reunião casa da Profa. Rita Bentes. Escolha da logomarca do GELPEA.
19/12 Confraternização na Estação das Docas.

Nenhum comentário: