Pareceu-me interessante a pesquisa eleitoral sobre os candidatos do Pará, por indicar as representações que a população tem sobre os políticos. Não é intenção fazer aqui campanha, apenas mostrar, quantitativamente, o que se pensa sobre os políticos.
O texto foi retirado de: http://doxacomunicacao.blogspot.com/2010/08/as-imagens-dos-candidatos-ao-governo-do_26.html
Por Dornelio da Silva
Especialista em Marketing Político
Na berlinda: JATENE
Continuando a análise da imagem dos candidatos ao Governo do Estado, a partir da percepção da população, captada através de pesquisas quantitativas, colocamos na berlinda o ex-governador e candidato ao governo do estado pelo PSDB, Simão Jatene.
Quando ouve falar em Jatene, o que vem primeiro em sua mente, qual a primeira imagem que você faz dele? Após a pessoa citar (palavra, frase...) indagamos: o que você falou é no sentido positivo ou negativo?, então consolidamos a imagem do candidato em percentuais.
A partir desta pergunta detecta-se a imagem primeira que está fixada no imaginário da população formada através de inúmeras variáveis: exposição pública, discursos, trabalhos, propaganda...
O ex-governador Jatene consegue, nesta primeira fotografia pública de sua imagem, atingir 52% de imagem positiva no Estado. A imagem negativa é de 20%; a imagem neutra/opaca é de 28%. Essa imagem positiva predomina em todas as regiões entrevistadas. Entre as regiões que apresentam mais negatividade sobre a imagem de Jatene, se observam: Xingu; Baixo Amazonas; e Metropolitana. Por outro lado, verifica-se uma margem elevada em algumas regiões que não sabem definir essa imagem, com destaque: Tocantins; Caetés; e Xingu.
Observa-se que as definições positivas que mais se destacam são referentes à atuação de Jatene enquanto Governador: “Fez um bom governo + Trabalhador + Excelente + Ex Governador + Governador + Ótimo + Experiência + Competência + Todos querem de volta + obras”, que totalizam 45,8%. Em seguida são citados aspectos que são mais referentes à sua atuação política: “Bom candidato + Bom político + Candidato do povo + Política + Vai ganhar”, totalizando 17,5%
Entre os 20% de imagem negativa, os aspectos mais relevantes, destacam-se avaliações relacionadas também ao Governo/Administração de Jatene, totalizando 52,0%: “Ruim/Péssimo/Raiva + Ex-Governador + Não fez bom governo + Só promessas + Já chega + Não fez nada + Incompetência/Péssimo governador”. Outros aspectos de sua imagem, correspondendo à manchas mais incisivas, totalizam 10,4%: “ ladrão, suspeito/corrupção, passou do ponto”.
A imagem neutra/opaca de 28% que está, hoje, estabelecida no imaginário da população concentra-se em alguns aspectos, a destacar “nada”, “ex-governador”, “política”, “regular”, “mais ou menos”, “dúvidas”, “talvez”, “tanto faz”.
Jatene, pelo fato de permanecer por um bom tempo fora dos holofotes, fora da seara político-administrativa, teve sua imagem “descansada” nesse período. Efervesce, agora, em que põe novamente a público sua cara e sua história de homem público. Seus adversários tentarão impetrar fatos negativos, remexer o caldeirão de sua administração passada para aumentar sua imagem negativa. As opiniões públicas afloram-se ao calor dos fatos permanentes se encontrando nas ruas, nos rádios, nas TVs, na web, nos comícios, nos bares, nas esquinas, nas igrejas....
Nenhum comentário:
Postar um comentário