17/01/2010

Fichamento do texto da introdução e do capítulo 1 do livro letramento e educação: entendimento de novos estudos de letramento em sala de aula, de autoria de Kate Pahl e Jennifer Rowsell

Introdução do livro
· O estudo em questão propõe a discussão de novos estudos sobre letramentos que possam alcançar aos alunos, convocando as práticas de letramento em que nossos alunos estão envolvidos fora da sala de aula;
· Nossa abordagem procura dialogar teoria e prática, trazendo as experiências de estudos de letramento do outro lado do atlântico, por isso articulamos a rica tradição em pesquisa que tem abordado o letramento escolar;
· Este livro é destinado aos professores que trabalham com crianças, adolescentes e famílias que se responsabilizam pelo letramento dos seus indivíduos, pensando sobre as práticas de letramentos dos nossos alunos e construir um currículo mais rico e satisfatório;
· Nós defendemos que as identidades dos nossos alunos estão ligadas às suas práticas de letramento, quando nós escrevemos textos, e-mails ou contamos histórias, nós descrevemos nessas práticas identidades. Neste livro, identidade vem como algo que está inscrito nas práticas de letramento;
· Neste texto, combinamos teoria e prática, nós ilustramos exemplos de práticas de Toronto, Londres etc e unimos experiências de trabalhos do campo do letramento, ambas realizadas dentro e fora da escola, nos programas das escolas, nas classes de família nas classes primárias e secundárias. Nós tivemos muito interessados nas narrativas de migração e os artefatos que eles usam para descrever essas narrativas;
· O capítulo 1 analisa como o conceito de prática de letramento é sustentado na sala de aula pelos professores. O capítulo 2 aborda uma teoria da comunicação visual e multimodal e como isto aparece no ensino. O capítulo 3 discute a relação como as práticas de letramento familiares dos alunos pode ser inserida em sala de aula. O capítulo 4 tematiza como a questão local e a global articulam-se no letramento de sala de aula. O capítulo 5 comenta a temática da identidade e letramento. O capítulo 6 explora como o currículo e pedagogia podem rever-reler as idéias dos novos estudos de letramento.
Capítulo 1. Os novos estudos de letramento e o ensino: onde estamos e para onde vamos

Introdução
Ø Imagine que voce está ensinando estudantes que são adolescentes que vieram de diferentes lugares sociais e culturais, de diferentes países. Com o tempo, você percebe que os alunos gostam de música, que fora da escola eles escutam rap e gostam de navegar na internet. Em vez de se afastar disso, voce estimula os estudantes a olhar as palavras nas letras de rap, e discutir metáforas, assonancias usando essas palavras. Esses estudantes passam a aprender com as suas poesias e histórias de vida. Voce estará utilando os letramentos de fora em sala de aula;
Ø A visão do letramento como prática social é um tema chave desse capítulo. A criança constrói prática social de contação e produção de histórias. O objetivo do livro é abrir os olhos para a multiplicidade de práticas de letramento ao redor de nós e ver como isso pode ser aplicado em sala de aula. Neste capitulo os conceitos que estão por trás da idéia de letramento como prática social serão discutidos, tais como: evento de letramento e prática de letramento;
Ø O momento da produção de um texto poder considerada como um evento de letramento, um evento composto de várias partes. O processo de mobilização das experiências de letramento, a leitura de livros e de produção na sala de aula;
Ø Quando nossos alunos escrevem, eles apresentam suas experiências culturais das suas vidas. Eles podem vir de ambientes urbanos, de comunidades rurais, de uma ilha, podem estar conectados a internet. Se o letramento é entendido como uma pratica global e social, isso pode ajudar a entender por que as crianças precisam se comunicar não somente através de varias culturas, mas também numa relação de intercambio global de comunicação;
Ø O conceito de letramento como pratica social ajuda-nos a ver o letramento conectado com as outras coisas. Por exemplo, quando você vai ao banco, você esta envolvido em uma pratica social de letramento que esta conectada a outras praticas sociais;
Ø Quando nossos alunos leem ou escrevem, eles trazem suas identidades para entenderem os significados, as suas identidades se inscrevem nessa experiência;
Ø Questionamentos: como as praticas de letramento de fora e de dentro da escola podem ser contrastadas numa situação de ensino? Quais os pontos de ligação, conexão podem ser estabelecidos? Como as relações de identidade podem ou não está ligadas as identidades dos alunos?

Os novos estudos de letramento
· Os novos estudos de letramento é uma terminologia bastante utilizada frequentemente e vem delinear as pesquisas efetivadas nos campos de relação de letramento da vida das pessoas que diz respeito à comunicação e a antropologia;
· Essa área estuda as praticas de letramento e os eventos de letramento, as relações entre a vida cotidiana e os estudos escolares. Inicialmente, letramento era associado a livros e escrita que eram ensinados na escola. Recentemente, letramento tem sido reconhecido como pratica social, coisas que as pessoas fazem no dia a dia, nas suas casas no trabalho, nas escolas. Por exemplo: os estudos etnográficos em lancaster mostram como as pessoas leem para as crianças, escrevem diários, cartas e poemas em casa por prazer;
· Vejamos alguns estudos que abordam a relação entre as pessoas e seus modos particulares de uso da escrita:
· Sylvia Scribner e Michael cole eram psicólogos que estudaram o povo vai, no oeste da África, na Libéria.eles queriam entender como eram as relações entre os contextos culturais locais e o ensino do letramento. Os vai desenvolveram um sistema de escrita fora da escola. A língua da escola era o inglês e ainda usavam o árabe. Os pesquisadores estudaram essas diferentes práticas de linguagem e encontraram especifidades nesses tipos de praticas de letramento e como as pessoas aprendem-nas. Portanto, não há um letramento, mas vários modos, articulados a domínios de prática;
· Os estudos de letramento nos lugares, nos espaços permitem conhecer o que as pessoas fazem com as praticas letradas em diferentes espaços, na igreja, na escola, em casa;
· Um domínio pode ser considerado como uma maneira de ser e em muitos casos, como um conjunto de opiniões – convicções ou visão de mundo. As vezes, é um tipo especifico tal como a escola, tal como a casa, o dever de casa é um exemplo de prática de letramento que é do domínio da escola carregado para o de casa;
· Brian Street: o letramento autônomo e ideológico: trabalho antropológico no Irã, que descreve pratica de letramento em diferentes domínios: maktab ( letramento associado aos islâmicos e ao ensino escolar (religioso)), comercial ( leitura e escrita usados para a comercialização de frutas do local), letramento escolar (associado as escolas recentemente construídas na vila e localizadas numa área urbana).

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