14/04/2015

Convite para reunião de 18/04/2015.

Temos reunião geral neste sábado.
A pauta principal é o estudo do artigo do Voloshinov, "A palavra na vida e na poesia".
Dia: 18 de abril de 2015 - sábado
Hora: 15 horas.
local: Astério de Campos
peço que cheguem no horário.

09/04/2015

Participação no II Seminário do PNAIC- UFPA
06 e 07 de abril 



Estudos Tecnologias e Práticas docentes

05/04/2015

Ata da 1ª Reunião da Linha I - Leitura e ensino de Literatura

ATA DE REUNIÃO da Linha 1 – Leitura e ensino de literatura do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais e Sociais Inclusivas na Amazônia


Identificação da reunião:

Data

Horário

Local

Coordenadora da reunião

01/04/2015
15 às 17h30min.
Escola Astério de Campos
Rita de Cássia Almeida

 Objetivo:
Organização do planejamento da Linha I para 2015 e estudo;

Pauta:
a)      Planejamento 2015; e
b)     Discussão do livro “Memórias do Subsolo” de Fiódor Dostoiéviski.

Participantes:

Nome

Rita de Cássia Almeida
Rita Bentes
José Anchieta de Oliveira Bentes
Jennifer
Milena Cunha
Anne Borges de Andrade


Discussão da pauta:

a)      Calendário 2015: as reuniões serão na primeira semana do mês, tendo algumas exceções, às 18h na Escola Astério de Campos, os estudos básicos se nortearão pelos livros “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin e  “Crime e Castigo”  de Fiódor Dostoiéviski, conforme tabela abaixo:

Data

Horário

Local

Tema

05/05/2015
18h
Escola Astério de Campos
Estudo do Cap. IV de “Problemas da Poética de Dostoiévski”. 1º capítulo da obra “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski.
09/06/2015
18h
Escola Astério de Campos
I parte com 6 capítulos da Obra: “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski e estudo do Cap.  V de “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin – Peculiaridades do gênero... 
13/08/2015
18h
Escola Astério de Campos
II parte com 6 capítulos da Obra: “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski e estudo do Cap.  VI de “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin – O discurso dostoieviskiano: 1. Tipos de discurso na prosa...
01/09/2015
18h
Escola Astério de Campos
III e IV partes com 6 capítulos cada uma da Obra: “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski e estudo do Cap.  VI de “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin – O discurso dostoieviskiano: 2. Discurso monológico do herói...
17/10/2015
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Colóquio 2015 GELPEA
03/11/2015
18h
Escola Astério de Campos
V parte com 6 capítulos da Obra: “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski e estudo do Cap.  VI de “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin – O discurso dostoieviskiano: itens 3: O discurso do herói... e 4: O diálogo em Dostoiéviski.
01/12/2015
18h
Escola Astério de Campos
VI parte com 6 capítulos e epílogo da Obra: “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiéviski e estudo de “Problemas da Poética de Dostoiévski” de Mikhail Bakhtin: adendos 1 e 2 e conclusão.


b)     Discussão do livro “Memórias do Subsolo” de Fiódor Dostoiéviski.
  • O livro vai além de um diário que vise relatar fatos ocorridos no dia-a-dia de um homem, sendo uma reflexão filosófica, social, política e acerca dos conflitos humanos;
  • Esta obra foi escrita em 1864, como meio de custear as despesas de sua esposa que estava em leito de morte;
  • Numa época em que há grandes descobertas da humanidade;
  •  O título do livro “memórias de subsolo” é uma alusão ao subconsciente humano, onde se revela as vontades do narrador-personagem as quais muitas delas não realiza;
  • Há um diálogo do narrador com o leitor durante a obra, instigando este a refletir sobre aquilo que se disserta na mesma; Interpretou-se uma alusão ao diálogo inclusive no léxico da obra, como em “duelo” e “carta”, quando o narrador-personagem pensa sobre a possibilidade de estabelecer alguma espécie de relação com um Oficial, pressupõem-se a participação de, no mínimo, duas pessoas para ocorrer duelo ou se escrever uma carta;
  • O romance é um espécie de diálogo dele para si próprio, uma auto-reflexão;
  • Dividi-se em duas partes. Na primeira o narrador-personagem apresenta sua face asquerosa, rabugenta, enfim, como alguém que é “conscientemente mal”. E na segunda vêm ratificar essa personalidade revelando fatos de sua vida que os comprovem;
  • Esse personagem principal assim como nos livros “Gente Pobre” e “O Duplo” de Dostoiévski é um anti-herói. Desta forma o que se percebe é que o autor entende que qualquer um de nós somos personagens principais em nossas vidas;
  • Em  “Gente Pobre” o autor emprega o gênero epistolar, em “O Duplo” se revela em forma de romance e em “Memórias de Subsolo” lemos uma espécie de diário confessional, uma autobiografia;
  • Há um dialogismo literário na obra que foi escrita no século XIX e chega ao século XXI ainda provocando grandes inquietações no sentimento humano. 

01/04/2015

cronograma de reuniões

O cronograma provisório das reuniões está abaixo

 Reunião de linha
 Pauta
  Dia e local
 Linha de literatura 
 leitura do livro "memórias do subsolo".
 01/04/2015 - 15 h. Escola Astério de Campos
 Linha de inclusão
 Texto Cultura surda
 dia 17/04, as 17 h. na UEPA.
 Linha de Tecnologia e formação
 Gêneros textuais e arquitetônica
 01/04/2015 - 9h no ILC/UFPA, sala 2.
 REUNIÃO GERAL
Texto "A palavra na vida e na poesia" de Bakhtin
 18/04/2015 - 15h.
Escola Astério de Campos