21/06/2014

Prorrogação do prazo de envio de trabalhos

A Coordenação do II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes informa que foi prorrogado o prazo para submissão de trabalhos.
Novo prazo: 30 de junho de 2014.

Modo de envio de trabalho: e-mail gelpea@gmail.com

15/06/2014

Critérios para a submissão dos artigos completos

GELPEA – Grupo de Estudos em linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia
Critérios para a submissão dos artigos completos do E-book do II Seminário do GELPEA - Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.
Subtemas:

1) Educação Inclusiva;
2) Literatura e ensino de Literatura;
3) TICs e Formação docente;
4) Análise do Discurso;
5) Alfabetização e letramento;
6) Prática de ensino de línguas.
Os artigos podem ser submetidos até o dia 12 de setembro de 2014. As submissões deverão ser feitas por meio de CD, no momento de apresentação da comunicação oral.
Os textos deverão estar em formato word (.doc ou .docx), conforme exemplo:
PublicGELPEA2014_(nome do primeiro autor).doc ou .docx

DIRETRIZES PARA AUTORES
O GELPEA aceitará os artigos científicos decorrentes de trabalhos de pesquisa apresentados no II Seminário do GELPEA - Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.
Os artigos submetidos devem:
1-    Mostrar-se claramente como resultado de um trabalho de pesquisa.
2-    Deixar claro qual é o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia e o quadro teórico,
3-    Apresentar explicitamente os resultados da pesquisa.
4-    Os artigos devem, obrigatoriamente, conter análises de dados ou, no caso de trabalhos teóricos, devem deixar claro de que maneira propõem avançar em relação aos referenciais teóricos mobilizados.
5-    Devem ser digitados em fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5, sem espaçamento entre parágrafos e devem ter entre 07 e 10 páginas, incluindo quadros, tabelas, figuras e referências bibliográficas.
6-    O título deve ser escrito em caixa alta e negrito, centralizado. Tamanho 12.
7-    O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve ser escrito com apenas a primeira letra de cada nome em caixa alta, sem negrito, tamanho 12 e com a sigla da instituição a que pertence entre parênteses, em caixa alta.
8-    Seções do texto devem ser numeradas com algarismos arábicos, sem recuo de parágrafo. O título da seção deve vir em negrito e maiúsculas.
Ex.: 1 DE PROPOSTAS A POLÍTICAS: DUAS DÉCADAS DE ENSINO DE LÍNGUA NO BRASIL.
9-    Notas de rodapé devem ser numeradas sequencialmente e utilizadas apenas para comentários ao texto, não para referências bibliográficas, em tamanho 10, fonte times new roman.
10- Citações devem trazer o nome do autor em letras maiúsculas quando dentro de parênteses, ano da obra e página separados por vírgula. Por exemplo: (GERALDI, 1984, p. 25). Quando o nome do autor estiver fora de parênteses, utilizar apenas a primeira letra maiúscula. Ex.: Segundo Geraldi (1984, p. 25). Não usar idem, ibidem, op. cit. – quando se tratar de referência a obra já citada, repetir o nome do autor e o ano.
11- As referências bibliográficas devem vir ao fim do artigo e conter apenas as obras citadas no texto. Devem seguir o seguinte modelo:
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

A publicação será disponibilizada  em formato e-book pelo site da UEPA.

05/06/2014

II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas docentes




ORIENTAÇÕES DAS SESSÕES



1) Educação Inclusiva

Pesquisas que abordem a identificação de situações de normalizações que impedem a aceitação das diferenças nos espaços escolares e não-escolares, privilegiando os interesses, as propostas e os discursos dos movimentos organizados de pessoas com deficiência e com outras identidades.



2) Literatura e ensino de Literatura

Pesquisas que discutam:

* Questões da literatura e seu ensino sob o enfoque das vertentes da teoria literária em suas variadas escolas e movimentos que muitas vezes chegam aos nossos dias por meio das novas mídias, como os filmes e /ou animação, e

* Questões do ensino de literatura nas escolas de educação básica, tanto dos cânones quanto dialogando com esses novos gêneros, focando na leitura de corpus literário ou de seus estudos.



3) TICs e docência

Trabalhos que articulem o conhecimento das tecnologias no processo de formação do professor de língua materna e adicional/estrangeira que atuará na Educação Básica. Na sessão discutiremos as formas de apropriação dos diferentes tipos de linguagens presentes nos ambientes virtuais por parte dos professores, seja na formação inicial ou continuada e os reflexos disso nas práticas educativas.



4) Análise do Discurso

Trabalhos que tratem das diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que abordam o discurso no universo acadêmico brasileiro. Os temas da sessão podem versar sobre: a língua como prática comunicativa, a formação discursiva, os efeitos de sentido que o discurso manifesta, as subjetividades e processos de enunciação, as ideologias, ou ainda, a produção, circulação e mudança dos discursos.



5) Alfabetização e letramento.

Pesquisas que tratem de práticas de leitura e de escrita em classes escolares do ciclo de alfabetização, problematizando os modos de ensino-aprendizagem da escrita nelas implicados. A pesquisa deve se inscrever na perspectiva paradigmática de alfabetizar letrando, tratando de questões relacionadas: à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; ao processo de aquisição da escrita, em sua interface com a oralidade; e à constituição da textualidade e da discursividade na etapa inicial da escolarização básica obrigatória.



6) Prática docente e ensino de línguas

Pesquisas que conjuguem as contribuições da área do ensino aprendizagem de línguas com os estudos enunciativo-discursivos, tratando do trabalho docente, do uso de instrumentos didáticos de ensino: os gêneros discursivos, com as sequências didáticas, os episódios, as tarefas e as resoluções de tarefas, os tipos de atividades efetuadas em grupo ou individual.


http://ccse.uepa.br/ccse/?p=1068