16/02/2013

Primeira reunião de 2013


Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA

Reunião do dia 16 de fevereiro de 2013, às 15 horas, no salão da escola Astério de Campos. Presentes: José Anchieta Bentes, Andrea Nogueira, Sueli Pinheiro, Patrícia Almeida, Débora Ferreira, Vera Travassos, Elmira Treccani, Maria das Graças da Cunha, Rita de Cassia Almeida, Claudio Emídio Silva e Tiago Santos.  A Pauta: 1) Plano de trabalho para 2013 e agenda de atividades das duas linhas de pesquisa; 2) Projetos de pesquisa e extensão; 3) Livro do evento "I Seminário do GELPEA" e "Linguagem e trabalho docente". 4) o que ocorrer;

No ponto “1”, aprovada as datas:
- 16/03 Linguagens e atividade docente na Amazônia (LAD) que terá a apresentação do texto de Domenique Maingueneau “As condições de uma análise do discurso literário” (p. 11 a 46). Responsáveis: Rita Almeida e Sueli.
- 20/04 Práticas educacionais e sociais inclusivas na Amazônia (PEI): que terá a apresentação do texto de Baptista “Politica de inclusão” (p. 5 a 27). Os textos serão enviados antecipadamente por e-mail.
- 23 a 26 de abril - Evento: Encontro do CIELA (UFPA).
- 26/04 a 05/05 - Evento: Feira Pan Amazônica do livro.
- 18/05 - LAD: Discussão do texto de Tardif “O trabalho docente”.
- 15/06 - PEI: a definir.
- 22/06 (sábado) 1º Colóquio: “Estética da criação verbal”- Local: a definir - Máximo 50 pessoas. Comissão organizadora do primeiro colóquio: Débora, Patrícia e Anchieta. Trazer proposta na próxima reunião.
- 02 a 05/07 - Evento: SIMELP Goiânia.
- 17/08 - LAD: a definir.
- 03 a 06/09 - SIGET Fortaleza.
- 21/09 - PEI: a definir.
- 19/10 - LAD: a definir.
- 09/11 sábado: 2º Colóquio: “Cultura popular na idade média e no renascimento” - a definir comissão e organização posteriormente.
- 23/11- PEI: a definir.
- 14/12 - LAD: a definir.

Ponto 2: Projetos de pesquisa e extensão – com a ação de encaminhar projetos junto às agencias de pesquisa. Foi escolhida duas comissões para encaminhar projetos de fomento a pesquisa em 2013. Decidiu-se tirar para encaminhar projeto de PROEXT e de Campus avançado as professoras Sueli, e Débora e para projeto de PIBID junto a UEPA as professoras Rita Almeida, Tiago e Rita Bentes.

Ponto 3: Publicação do livro Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, tendo como organizadores os professores Rita Almeida e Cláudio Emídio. Foi decidido fazer o livro digital e participar dos editais de publicação da UEPA. Publicação do livro Linguagem e trabalho docente”, tendo como organizadores os professores Sandoval, Patrícia Almeida e Anchieta Bentes. Ficou estabelecido o prazo de 25 de fevereiro para definir as revisões nos textos. Será encaminhado para lançamento na Feira Pan Amazônica do livro.

Por último, foi presentado pela professora Rita Almeida e pelo professor Cláudio Emídio um projeto com objetivo de se criar roteiros didáticos sobre as possibilidades de trabalhar em espaços como Museu, Mangal, Planetário e Polo joalheiro; fazer levantamento de possibilidades de atividades – roteiro de e criação de um material institucional sobre as propostas de atividades. O título sugerido do projeto foi “Roteiro didático para cidade de Belém”. Para uma primeira proposta, terá como publico para alunos do 6º ao 9º ano.

Por último, todos os presentes foram convidados para a defesa de doutorado da professora Isabel no dia 28 de fevereiro - quinta-feira - ICED - às 14 horas.

A reunião encerrou às 18 horas. Secretario: José Anchieta Bentes.

14/02/2013

Convite

Convidamos todos e todas para a primeira reunião do GELPEA de 2013.
Dia: 16 de fevereiro
Local: Escola Astério de Campos
Hora: 15:00
Pauta:
a) Plano de trabalho para 2013.
b) Agenda de atividades das duas linhas de pesquisa.
c) Livro do evento "I Seminário do GELPEA"
d) Livro "Linguagem e trabalho docente".
Esperamos você lá.
coordenação do grupo