17/12/2012

Relatório de estudo do ano de 2012


Dia Atividade

03/03 Prefácio, Introdução e Prólogo: Anchieta
Capítulo 1: Estudos da ideologia e da filosofia da linguagem: Rita Leal e Jane.

17/03 Estudos de Bakhtin - Capítulo 2 (apresentado pela Profª Patrícia Almeida); Informes específicos da comissão de Logística do Gelpea que está organizando o I Seminário do GELPEA e Informes Gerais.

14/04 Estudo do Texto "Filosofia da Linguagem e Psicologia Objetiva", Cap 3, do Livro Marxismo e Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin (Volochinov). Por: Elmira Gomes e Rita Bentes.

26/05 Explanação do capítulo 4, “Das orientações do pensamento filosófico-linguístico”, do livro Marxismo e Filosofia da linguagem. Tal explanação fora realizada por Suely e Tiago.

16/06 Explanação do capítulo 5 “Língua Fala e enunciação”, do livro Marxismo e Filosofia da linguagem. Tal explanação fora realizada por Claudio Silva e Rita Almeida.

11/08 Explanação do capítulo 6 “Interação verbal”, do livro Marxismo e Filosofia da linguagem por Sandra Mina Takakura.

06/10 Cap. 7 Tema e significação na língua - Jane, Débora

10/11 Cap. 8: Teoria da Enunciação e Problemas Sintáticos; Helena Chaves e Tiago Santos

24/ 11 Cap. 9: O "Discurso de Outrem"- Sueli Pinheiro, Patrícia Almeida e Aline Araújo

01/12 Cap. 10: Discurso Indireto, Discurso Direto e suas Variantes; Denilson Silva e Kaius Almeida, Arthur

15/12 Capítulo 11 Local: Parque dos Igarapés. Horário: 15 às 18h. Pauta: Estudo do : Discurso Indireto Livre em Francês, Alemão e Russo.







16/12/2012

Ultima reunião do ano - confraternização

Ultima reunião do ano de 2012 e confraternização


Local: Parque dos Igarapés. Horário: 15 às 18h.
Pauta: Estudo do capítulo 11: Discurso Indireto Livre em Francês, Alemão e Russo.
Planejamento para 2013.
Presentes: (10) Claudio Silva, Isabel Rodrigues, José Anchieta, Maria Bernadete, Mariane Portal, Patrícia Almeida, Rita Almeida, Rita Bentes, Rita Leal, Sueli Pinheiro. (sem contar os familiares).

08/12/2012

I ENCONTRO ABAETETUBENSE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (I EABELI)

I ENCONTRO ABAETETUBENSE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM (I EABELI)
Linguagem, infância e gêneros do discurso

O Projeto de Extensão Infância, letramento e gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba

O Projeto de Extensão Infância, letramento e gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba está em fase de conclusão. No decorrer do ano de 2012, foram realizadas ações de formação continuada, por meio de minicursos ministrados por professores-pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Edital PIBEX nº 20/2011.


Compondo o projeto supracitado, este evento participa de uma política de extensão que possibilitará a interface entre a Academia e as práticas didáticas de educação escolar básica, configurando-se como um canal de interlocução e de troca de experiências cujo objetivo-mor é contribuir para a solução de problemas educacionais locais e para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos envolvidos, direta ou indiretamente, nesse processo dialógico. Desse modo, a fim de que o objetivo seja alcançado, serão realizadas rodas de conversa (mediadas por professores-pesquisadores do GELPEA, e com a participação dos alunos de graduação que participaram do Projeto de Extensão), minicurso (ministrado pela bolsista PIBEX do projeto) e conferência (proferida pelo Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes-Santos, da USP).

Contamos com sua participação!

OBJETIVOS


Geral:

Sedimentar as questões teórico-metodológicas discutidas ao longo da execução do projeto de extensão Infância, Letramento e Gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba, a fim de colaborar com a profissionalização da prática docente na educação básica, especialmente na educação escolar de crianças, no que diz respeito ao trabalho com a língua e a linguagem.

Específicos:

 Promover o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de conferência, minicurso e rodas de conversa;

 Proporcionar aos alunos de graduação a participação em atividade complementar de pesquisa e extensão, conforme previsto no PPC do Curso de Letras-Língua Portuguesa da FACL;

 Difundir resultados de pesquisas contemporâneas sobre o trabalho com a língua e a linguagem em contextos escolares, em especial com crianças;

 Discutir a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem da língua e da linguagem.

Programação


19 e 20 de dezembro de 2012

Local: Escola Maria Lorenza Civalleri

Endereço: Rua Pe. Valeriano Germano, 1550 (rua paralela à do Campus da UFPA)/ Bairro Cristo Redentor/Abaetetuba-PA

Dia 19

MANHÃ:

8h Minicurso Letramento e oralidade na perspectiva dos gêneros textuais (para as professoras participantes do Projeto de Extensão)

Ministrante: Iranete das Chagas Silva (Bolsista PIBEX)

12h Intervalo para almoço

TARDE:

14 às 18h Rodas de conversa – Tema: Linguagem, Infância e Gêneros do discurso

Dia 20

MANHÃ

8h Exposição dos resultados do Projeto de Extensão Infância, Letramento e Gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba

Profa. Patrícia Sousa Almeida

9h Conferência

Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes-Santos

10h30 Reunião de avaliação do Projeto de Extensão (GELPEA, alunos de graduação e professoras de educação básica participantes do Projeto)