05/10/2012


I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES 

 Programação

10 de setembro- Segunda-Feira
8h às 12h Credenciamento.

9h às 9: 30h - Abertura Oficial – Hino em Libras – Prof° Raimundo Cleber Couto
10h às 11: 30h - Conferência de Abertura – Dispositivos Didáticos e Tecnológicos no Trabalho Docente – Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes-Santos (USP)
Local: Auditório da UEPA (nos altos da biblioteca)

 11: 30h às 12h - Lançamento de livros.
14h às 18h - Rodas de conversa com apresentação de comunicações:  

10 DE SETEMBRO DE 2012

Roda 1 A – Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: SALA 2 BLOCO 2 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. MSc. Isabel Rodrigues (UFPA) e Profa. Esp. Vera Travassos
MEDIADOR (A) = Profa. MSc. Patrícia Almeida (UFPA)
SECRETÁRIA = Acadêmica Iranete Silva

1. Suellen Christina Prestes De Souza e José Anchieta de Oliveira Bentes = História de alunos autistas
2. Cláudio Lopes Freitas e Débora Alfaia da Cunha = Formação de professores e inclusão digital no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor)
3. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues = Rede social e formação de professores de língua materna: possibilidades e desafios
4. Márcia Monteiro Carvalho e Carmem Lúcia Reis Rodrigues = Variação linguística de Libras: entre os falantes de Castanhal e Belém
5. Danielli Cavalheiro da Conceição e Maria Antonia Da Silva Amorim = Inclusão de alunos com deficiência na escola regular de Icoaraci: posicionamentos de alunos, professores e responsáveis
6. Oziel Ferreira Luz; Iraci Souza; Maria da Conceição da Silva Dias; Maricilda Nazaré Raposo de Barros; Vera Lúcia Gomes Travassos = Incluir, digitar e letrar. Para começar e só clicar.
7. Adriane Cristina Oliveira de Oliveira e Samara Cristina Ferreira Brito = A perspectiva do letramento no ensino de língua alemã para crianças
8. Claudio Emidio-silva = Produção de material didático para uso nas escolas da terra indígena parakanã - Pará - Brasil: um estudo de caso
9. Maria Ildenice da Silva e Jerônimo da Silva e Silva = Letramento e práticas educacionais: reflexões sobre inclusão social na cidade de Capanema-Pa
 Roda 1 B –Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: SALA 9 BLOCO 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. Dr. José Anchieta Bentes (UEPA) e Profa. MSc. Rita Bentes (UEPA)
MEDIADOR (A) = Profa. MSc. Eunice Braga (UFPA) SECRETÁRIA = Acadêmica Mariane Costa

1. Fernanda Alves Sena e Bethânia Alves Sena = O intérprete educacional no ensino superior: experiências em uma instituição particular
2. Alcinda Maria De Jesus Solon Pety e Cleudes Ibiapina Moreira = O Atendimento Educacional Especializado com práticas de letramento na Sala de Recursos Multifuncional
3. Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva = Estratégia de uma tradução da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais
4. Cleusaneide Fernandes de Lima; Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva; Liliane Cassiano Fiuza de Mello; José Anchieta de Oliveira Bentes = Relação teoria-prática e estratégias metodológicas na formação de professores
5. Meynilza Santos de Oliveira = TIC’s na educação: formação para a cidadania
6. Marilucia Barros de Oliveira; Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva; Márcio Oliveiros Alves da Silva = Webquest: formação e experimentação no ensino de Línguas
7. Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva; Danylla Darrielle Gomes Gama; Karla Mariah da Silva Farias; Valena Rodrigues Miranda = O uso de gêneros textuais como facilitador do processo de letramento na educação de alunos surdos: uma experiência do Instituto Felipe Smaldone (PA)
8. Ozana de Oliveira Barbosa; Rita de Nazareth Souza Bentes = A história em quadrinhos nas práticas de linguagem do contexto escolar da pessoa surda: o software hagáquê em foco.
RODA 2 – Literatura, Identidade e Estudos Culturais
DIA 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: Sala de Recitais- Bloco 4- (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. MSc. Wencelau Alonso Junior (UEPA) e Profa. Dra. Renilda Bastos (UEPA)
MEDIADOR (A) = Prof. Msc. Sandra Takakura (UEPA)
SECRETÁRIA= Acadêmica Brena Sena

1. Rafael Alexandrino Malafaia = As consequências científico-tecnológicas do conflito armamentista EUA-URSS através da narrativa gráfica metal gear solid
2. Tailson Rodrigues de Lima = Frankenstein, o prometeu moderno: o horror precursor da ficção científica
3. Matheus Batista Massias = Edgar Allan Poe com Interface na Tradução
4. Sandra Mina Takakura = Cronotopia na favela: estudo sobre a construção da relação espaço-tempo em “morro da favela”
5. Luiz Guilherme dos Santos Júnior = O anti-colonialismo através da linguagem cinematográfica: tensões identitárias no filme “mestres loucos”, de JeanRouch
6. Carina Mota Silva = A literatura surda: mediadora do processo de aquisição natural
7. Bruna Kely da Silva Galvão Lima = O lugar da análise do discurso no ensino médio como procedimento de leitura para o gênero discurso político
8. Jerônimo da Silva e Silva; Maria Ildenice da Silva = Narrativa e identidade: representações do cotidiano escolar na Amazônia bragantina
9. Neilce do Socorro Coelho dos Santos = Literaturas da Amazônia: uma proposta de letramento literário para o ensino médio.
RODA 3 – Didatização de Gêneros Orais e Escritos
DIA 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL:Sala 12 Bloco 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. MSc. Débora Ferreira (SEDUC/UEPA)
MEDIADOR (A) = Prof. MSc. Jane Alves (SEDUC)
SECRETÁRIO = Acadêmico Tiago Santos
1. Andressa de Jesus Ramos e Márcia Cristina Ohuschi = Lacunas no trabalho com os gêneros discursivos no ensino fundamental
2. Pablo Rossini Pinho Ramos; Malú do Rosário; Márcia Pinheiro; Rafaela Maciel = O gênero conto de assombração: uma proposta de ensino em sala de aula
3. Débora Cristina do Nascimento Ferreira; Aline Tainá Martins de Araújo = Ensino de Português: percepções e práticas dos professores-alunos do PARFOR-UEPA-Belém
4. Aline Tainá Martins de Araújo; Renata Michelle Martins Real; Sueli Silva = O livro didático do ensino médio: um novo público?
5. Nora Monteiro Pinto de Almeida = Singularidade e escrita acadêmica: a construção da identidade do profissional de letras
6. Arthur Ribeiro Costa e Silva = Reflexões para um ensino dialógico de gêneros
7. Francineide Paiva Moraes; Laura Viviani dos Santos Bormann = Autonomização no ensino aprendizagem de língua materna
8. Welton Diego Carmim Lavareda = Introdução à educomunicação - (re)discutindo o espaço escolar
9. Simone do Socorro Ramos Neves = Os elementos gramaticais no contexto dos gêneros textuais
10. Bruna da Costa Pontes = Gêneros que servem de incentivo ao consumo: uma abordagem discursiva
11. Jane Miranda Alves = Alguns aspectos da gramática multimodal presente no livro didático
11 DE SETEMBRO DE 2012
Roda 1 – Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 11/09/2012 – 8h às 12h
LOCAL: SALA 2 BLOCO 2 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. Dra. Selma Pena (UFPA)
MEDIADOR (A) = Profa. MSc Sueli Silva (UEPA)
SECRETÁRIA =  Acadêmica Aline Araújo

1. Rita de Nazareth Souza Bentes; Simone de Nazaré Viana Lima; Rita de Cássia Almeida Silva = Piada surda: uma proposta de letramento bilíngue para alunos surdos
2. Samara Cristina Ferreira Brito = A perspectiva do letramento no ensino de língua alemã para crianças
3. Lia Barile Carvalho da Silva = Práticas da língua oral: entre o oficial e o oficioso
4. Rosinês Santiago Nina = Evolução histórica da unidade educacional especializada José Álvares de Azevedo
5. Maria Bernadate de Lima = Ensino de matemática: leitura, escrita, retextualização e resolução de problemas
6. Caio Almeida Prado e Teonila Thais Santos Valente de Oliveira = A importância do uso tecnologias na educação: a visão dos docentes de ciências sociais/UFPA
7. Suellen Christina Prestes de Souza e José Anchieta de Oliveira Bentes = História de alunos autistas
8. Mayara Kelyne Barros de Sousa; Jéssica Melo Ferreira; Sueli Pinheiro da Silva = Leitura e escrita como objetos de ensino em língua portuguesa: uma proposta para a formação de leitores no ensino fundamental
RODA 2 – Literatura, Identidade e Estudos Culturais
DIA 11/09/2012 –8h às 12h
LOCAL: Sala de Recitais- Bloco 4- (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. Dra. Socorro Simões (UFPA)
MEDIADOR (A)  = Prof. MSc. Rita Almeida (SEDUC)
SECRETÁRIO = Acadêmico Edne Maués

1. Danieli dos Santos Pimentel = Poéticas orais/impressas na Amazônia: um diálogo entre Milton Hatoum e Betty Mindlin
2. Benilda Miranda Veloso Silva; Ana Laura Corradi = Cultura, educação e tecnologia nas ações dos pescadores da colônia z-16, do município de Cametá/Pa.
3. Anna Corrêa Medrado e Rafael Alexandrino Malafaia = HetAchterhuis e/ou Anne no Nikki: variações e percepções da obra o diário de Anne Frank segundo a estética da recepção
4. Daniel Libonati Gomes; Neilce do Socorro Coelho dos Santos = A recepção crítica da poética de Gregório de Matos guerra, em o cânone colonial, de Flávio Kothe
5. Josigleia Da Silva Fernandes; Luana Gonçalves = Análise do discurso e aparelhos ideológicos do estado na relação família, trabalho e faculdade.
6. Claudia Gizelle Teles Paiva; Denise Araújo Lobato = A literatura portuguesa na escola
7. Tassilene Cristina de Lima e Lima e Silva = A importância da língua estrangeira na efetivação do aprendizado da criança na sua formação cultural.
RODA 3 – Didatização de Gêneros Orais e Escritos
DIA 11/09/2012 – 8h às 12h
LOCAL:Sala 12 Bloco 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. Msc. Maria Helena Chaves (UFPA)
MEDIADORAS =  Profa. Msc. Isabel Cristina Rodrigues (UFPA) e Profa. Msc. Rita Leal (SEDUC/FIBRA)
SECRETÁRIO = Acadêmico Kaius Almeida

1. Brena Sena Cardoso; Liege Teixeira Lira; Pedro Sérgio Vieira Martins = Leitura em sala de aula: uma abordagem dos níveis de leitura.
2. Milene Das Mercês Alcântara = É possível didatizar as questões do ENEM visando o melhor ensino de leitura?
3. Renata dos Santos Lameira dos Santos = Instrumentos formativos e regulação no processo de ensino/aprendizagem do português
4. Valéria Fernandes; Kátia Tavares = Didatização de gêneros textuais: uma experiência com os professores de língua portuguesa de C III e C IV da rede municipal de educação de Belém.
5. Ana Lia Magno Reis; Valéria Corrêa de Oliveira; Gessiane Lobato Picanço = Precisão e velocidade: um diagnóstico na fluência em leitura dos alunos de escolas públicas de Belém
6. Leandro dos Santos Lima; Roseane Cordeiro de Castelo Branco = Didatização: o processo de aprendizagem na língua estrangeira para crianças em situação de vulnerabilidade social
7. Rita de Cássia Macedo Leal = Instrumentos e sequencia didática: contribuição para a didatização de gêneros no ensino aprendizagem de língua materna
8. Débora Cristina do Nascimento Ferreira e Brena Sena = Gênero discursivo notícia de jornal: Aspectos da versão escolarizada em textos discentes
9. Geldes de Campos Castro = Gêneros e tipos: o texto como interação e representação
10. Suellen Tapajós da Silva = Os gêneros textuais e o ensino de língua materna
11. Mariane Portal da Costa; Adriana Morais Corrêa; Sueli Pinheiro da Silva = Da composição aos gêneros: a trajetória do ensino da produção textual no ensino médio
14h 30 às 16h30 - Mesa Redonda – Letramento no Trabalho Docente
Mediador (a): Hérika Socorro Costa Nunes
Debatedores: Prof. Dr. Samuel Pereira Campos (UEPA)
Profa. Dra. Júlia Antônia Maués Corrêa (IFPA)
16h30 às 17h - Encerramento Oficial 

04/10/2012

Relatório do I Seminário

I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

10 E 11 DE SETEMBRO 2012

Por Lorena Bischoff Trescastro

O I Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas, promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/UEPA). Seu objetivo é reunir pesquisadores, professores da Educação Básica e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia, para debater as didáticas do ensino e aprendizagem da linguagem nas escolas.

O Seminário teve início às 8h do dia 10 de setembro com o credenciamento. Às 9h, procedeu-se a abertura oficial com a composição da mesa, composta por representantes do corpo diretivo, discente e professores da UEPA. Integrei a referida mesa, na qualidade de representante da Secretaria Municipal de Educação, falei da relevância do tema, do grupo de estudos e do evento para compartilhar referenciais teóricos e práticos que visem melhorar a prática docente, sobretudo para conquistar a alfabetização das crianças em Belém, desejando, por fim êxito no Seminário.

Na oportunidade, foram proferidos agradecimentos, pelos Professores Drs. Pedro Sá e José Anchieta Bentes; A SEMEC, pelo apoio ao evento com a aquisição de 30 inscrições para favorecer a participação de professores no Seminário.

Em seguida foi proferida a Conferência de Abertura, pelo professor doutor Sandoval Nonato Gomes-Santos, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: Um dia de trabalho de uma professora alfabetizadora. Tendo o trabalho do professor como fonte de investigação, o professor apresentou uma descrição qualitativa do contexto da sala de aula, destacando que ao ingressar na escola para se alfabetizar o aluno ingressa também em um contexto social e educacional que permite desenvolver processos de aquisição, escolarização e socialização.

Neste contexto, saber ensinar é saber manejar instrumentos de trabalho, que incluem métodos, livros e exercícios. Estes são objetos de ensino e aprendizagem. Quando o professor ensina, não ensina apenas conteúdos, mas hábitos de ensino e aprendizagem. Neste caso, o professor atua como se fosse um tipo de “narrador” que engaja o aluno no aprender, assim constrói o meio de ensino, que nem sempre garante a aprendizagem, porque há ritmos, processos e saberes envolvidos, que são distintos em cada aluno em particular. No entanto, a atuação docente envolve a gestão do grupo e da aprendizagem. É o professor que tece/acompanha o fluxo do ensino pela sequência de atividades que propõe e pela seleção que faz do que é relevante para aquele grupo de alunos.

Ao longo dos dois dias de programação, o Seminário prossegue com três rodas de discussão sobre temas relacionados à educação escolar: Letramento, Tecnologias e Educação Inclusiva; Literatura, Identidade e Estudos Culturais e Didatização de Gêneros Orais e Escritos. Com se vê, o evento é importante porque aproxima as pesquisas e discussões feitas pela Academia com as práticas em sala de aula.