19/09/2012

Próxima reunião 22/09

O Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA) convida tod@s para a reunião ordinária no dia 22 de setembro de 2012, às 15 horas, na escola Astério de Campos, com a seguinte pauta preliminar:
1. Informes;
2. Prestação de contas do I Seminário GELPEA;
3. Avaliação do I Seminário GELPEA;
4. Perspectivas para o próximo evento;
5. O que ocorrer.

10/09/2012

Reportagem UEPA

Reportagem UEPA
http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1861545
notícias - 10.09.2012

Pesquisadores e professores debatem práticas de ensino

O I Seminário “Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes” , organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), acontece nos dias 10 e 11 de setembro no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no campus do Telégrafo.
Conhecer melhor a realidade das salas de aula, para que juntos – Universidade e professores da rede pública de ensino – possam traçar estratégias para melhorar a dinâmica de ensino no Pará. Estes são os desafios que estão em discussão no I Seminário “Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes”, que o Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza hoje e amanhã no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no campus do Telégrafo.
“Apesar de alguns avanços, ainda existe hoje um fosso entre o que se discute na academia com o que está efetivamente acontecendo nas salas de aula. A nossa prioridade é discutir a pratica docente e a partir dela desenvolver a linguagem e as novas tecnologias”, afirmou uma das coordenadoras do evento, Patrícia Almeida, lembrando que historicamente sempre se atribuiu a fatores externos, a responsabilidade por este processo. ”Antes era a escola, depois a família, mas o foco também deve ser as metodologias empregadas em sala de aula”, afirmou.
Para afinar mais este discurso, os pesquisadores do Gelpea em parceria com professores da educação básica estão traçando um diagnóstico das metodologias empregadas nas escolas do Pará, compartilhando experiências desenvolvidas na universidade e nas salas de aula, para desenvolver novos projetos de desenvolvimento.
Na avaliação do professor José Anchieta Bentes, um dos coordenadores do Gelpea, o caminho para uma melhor absorção do conteúdo repassado em sala de aula também passa pela contextualização da linguagem à realidade dos estudantes.
“É importante adaptar a linguagem, fazer esta contextualização a partir de diferentes gêneros de textos, trabalhar não apenas a letra, mas também a linguagem visual, enfim, ajudar o aluno a realmente compreender o texto que está sendo apresentado” afirmou.
Ele explica que boa parte dos 68 trabalhos inscritos no seminário faz referência a diferentes formas de se fazer esta abordagem em sala de aula. ”A gente já percebe uma transformação nas escolas da educação básica”, afirmou.
Um trabalho que pode ganhar um novo fôlego a partir do conhecimento que já está sendo produzido nas universidades. “A nossa proposta é fazer esta ponte entre os dois eixos”, defendeu.
Um dos destaques do primeiro dia do Seminário de Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, foi a palestra do professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Sandoval Gomes-Santos, doutor em linguística. Ele veio falar um pouco sobre os dispositivos didáticos e tecnológicos no trabalho docente.
Pela parte da tarde foram realizadas ainda rodas de conversa com apresentação de comunicações nos seguintes temas: Letramento, tecnologias e Educação Inclusiva; literatura, Identidade e Estudos Culturais; e a didatização de gêneros orais e escritos.
Amanhã, o seminário será retomado a partir das 8 horas com as rodas de conversa e pela parte da tarde será realizada a conferência de encerramento com o tema ‘Letramento Docente’, ministrado pelo professor da Uepa, Samuel Campos.

09/09/2012

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Informamos que as inscrições para as rodas de diálogo do I Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes estão encerradas em virtude da grande procura, contudo, as inscrições para a participação nas mesas e conferências continuam abertas, nos valores de R$ 10,00 e R$ 20,00, para estudantes e professores respectivamente.

CADERNO DE RESUMOS

CADERNO DE RESUMOS DO I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD:

https://rapidshare.com/files/2901920450/I Seminário do GELPEA - caderno resumo final .pdf







05/09/2012

Programação geral

10 de setembro- Segunda-Feira
8h às 12h Credenciamento.
9h às 9: 30h - Abertura Oficial – Hino em Libras – Prof° Raimundo Cleber Couto
9:30h às 10 h Programação Cultural
10h às 11: 30h - Conferência de Abertura – Dispositivos Didáticos e Tecnológicos no Trabalho Docente – Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes-Santos (USP)
Local: Auditório da UEPA (Nos altos da biblioteca)
11: 30h às 12h - Lançamento de livros.

14h às 18h - Rodas de conversa com apresentação de comunicações:
Roda 1 A Letramento,Tecnologias e Educação Inclusiva:
Mediador (a): Profa. MSc. Patrícia Sousa Almeida (UFPA)
Comentadores: Profa. MSc. Isabel Cristina França dos S. Rodrigues (UFPA) e Profa. Esp. Vera Lúcia Gomes Travassos (SEMEC)
Secretário (a): Acadêmica Iranete Silva (UFPA)
Local: Sala 2 (Bloco II - CCSE)

Roda 1 B Letramento,Tecnologias e Educação Inclusiva:
Mediador (a): Profa. MSc. Rita de Nazareth Souza Bentes (UEPA)
Comentadores: Prof. Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes (UEPA) e Profa. MSc. Eunice Pereira Braga (UFPA)
Secretário (a): Acadêmica Mariane Portal da Costa
Local: Sala 9 (Bloco IV - CCSE)

Roda 2. Literatura, Identidade e Estudos Culturais:
Mediador (a): Profª M.Sc. Sandra Mina Takakura (UEPA)
Comentadores: Prof. MSc. Wenceslau Otero Alonso Júnior (UEPA)
Profa. Dra. Renilda do Rosário Bastos (UEPA)
Secretário (a): Acadêmica Brena Sena Cardoso
Local: Sala de Recitais (Bloco IV - CCSE)
Roda 3. Didatização de Gêneros Orais e Escritos:
Mediador (a): Profa. MSc. Jane Miranda Alves (SEDUC)
Comentador (a): MSc. Débora Cristina do Nascimento Ferreira (UEPA-SEDUC)
Secretário (a): Acad. Tiago Sousa Santos
Local: Sala 12 (Bloco IV – CCSE))
18h10 às 19h - Programação Cultural – Grupo Griot

11 de setembro- Terça-Feira
8h às 12h - Rodas de conversa com apresentação de comunicações:
Roda 1. Letramento, Tecnologias e Educação Inclusiva:
Mediador (a): Profa. MSc. Sueli Pinheiro da Silva (UEPA)
Comentador (a): Profa. Dra. Selma Penna (UFPA)
Secretário (a): Acad. Aline Tainá Martins de Araújo
Local: Sala 2 (Bloco II - CCSE)

Roda 2. Literatura, Identidade e Estudos Culturais:
Comentador: Profa. Dra. Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões (UFPA)
Mediador (a): Profa. M.Sc. Rita de Cássia Almeida da Silva (UEPA-SEDUC)
Secretário (a): Acad. Édne Wagner Ribeiro Maués
Local: Sala de Recitais (Bloco IV – CCSE))
Rodas 3. Didatização de Gêneros Orais e Escritos.
Comentador (a): Esp. Luís de Nazaré Viana Valente (UFPA)
Mediador (a): Profa. MSc. Maria Helena Rodrigues Chaves
Secretário (a): Acadêmico (a) Kaius Felippe Silva de Almeida
Local: Sala 12
14h às 14h30 - Programação Cultural: Grupo Hip Hop
14h 30 às 16h30 - Mesa Redonda – Letramento no Trabalho Docente
Mediador (a): Hérika Socorro Costa Nunes
Debatedores: Prof. Dr. Samuel Pereira Campos (UEPA)
Profa. Dra. Júlia Antônia Maués Corrêa (IFPA)
16h30 às 17h - Encerramento Oficial

Rodas de conversa com comunicações orais

10 DE SETEMBRO DE 2012

Roda 1 A – Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: SALA 2 BLOCO 2 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. MSc. Isabel Rodrigues (UFPA) e Profa. Esp. Vera Travassos
MEDIADOR (A) = Profa. MSc. Patrícia Almeida (UFPA)
SECRETÁRIA = Acadêmica Iranete Silva

1. Suellen Christina Prestes De Souza e José Anchieta de Oliveira Bentes = História de alunos autistas
2. Cláudio Lopes Freitas e Débora Alfaia da Cunha = Formação de professores e inclusão digital no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor)
3. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues = Rede social e formação de professores de língua materna: possibilidades e desafios
4. Márcia Monteiro Carvalho e Carmem Lúcia Reis Rodrigues = Variação linguística de Libras: entre os falantes de Castanhal e Belém
5. Danielli Cavalheiro da Conceição e Maria Antonia Da Silva Amorim = Inclusão de alunos com deficiência na escola regular de Icoaraci: posicionamentos de alunos, professores e responsáveis
6. Oziel Ferreira Luz; Iraci Souza; Maria da Conceição da Silva Dias; Maricilda Nazaré Raposo de Barros; Vera Lúcia Gomes Travassos = Incluir, digitar e letrar. Para começar e só clicar.
7. Adriane Cristina Oliveira de Oliveira e Samara Cristina Ferreira Brito = A perspectiva do letramento no ensino de língua alemã para crianças
8. Claudio Emidio-silva = Produção de material didático para uso nas escolas da terra indígena parakanã - Pará - Brasil: um estudo de caso
9. Maria Ildenice da Silva e Jerônimo da Silva e Silva = Letramento e práticas educacionais: reflexões sobre inclusão social na cidade de Capanema-Pa

Roda 1 B –Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: SALA 9 BLOCO 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. Dr. José Anchieta Bentes (UEPA) e Profa. MSc. Rita Bentes (UEPA)
MEDIADOR (A) = Profa. MSc. Eunice Braga (UFPA) SECRETÁRIA = Acadêmica Mariane Costa

1. Fernanda Alves Sena e Bethânia Alves Sena = O intérprete educacional no ensino superior: experiências em uma instituição particular
2. Alcinda Maria De Jesus Solon Pety e Cleudes Ibiapina Moreira = O Atendimento Educacional Especializado com práticas de letramento na Sala de Recursos Multifuncional
3. Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva = Estratégia de uma tradução da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais
4. Cleusaneide Fernandes de Lima; Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva; Liliane Cassiano Fiuza de Mello; José Anchieta de Oliveira Bentes = Relação teoria-prática e estratégias metodológicas na formação de professores
5. Meynilza Santos de Oliveira = TIC’s na educação: formação para a cidadania
6. Marilucia Barros de Oliveira; Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva; Márcio Oliveiros Alves da Silva = Webquest: formação e experimentação no ensino de Línguas
7. Margareth Regina Fonseca Carvalho da Silva; Danylla Darrielle Gomes Gama; Karla Mariah da Silva Farias; Valena Rodrigues Miranda = O uso de gêneros textuais como facilitador do processo de letramento na educação de alunos surdos: uma experiência do Instituto Felipe Smaldone (PA)
8. Ozana de Oliveira Barbosa; Rita de Nazareth Souza Bentes = A história em quadrinhos nas práticas de linguagem do contexto escolar da pessoa surda: o software hagáquê em foco

RODA 2 – Literatura, Identidade e Estudos Culturais
DIA 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL: Sala de Recitais- Bloco 4- (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. MSc. Wencelau Alonso Junior (UEPA) e Profa. Dra. Renilda Bastos (UEPA)
MEDIADOR (A) = Prof. Msc. Sandra Takakura (UEPA)
SECRETÁRIA= Acadêmica Brena Sena

1. Rafael Alexandrino Malafaia = As consequências científico-tecnológicas do conflito armamentista EUA-URSS através da narrativa gráfica metal gear solid
2. Tailson Rodrigues de Lima = Frankenstein, o prometeu moderno: o horror precursor da ficção científica
3. Matheus Batista Massias = Edgar Allan Poe com Interface na Tradução
4. Sandra Mina Takakura = Cronotopia na favela: estudo sobre a construção da relação espaço-tempo em “morro da favela”
5. Luiz Guilherme dos Santos Júnior = O anti-colonialismo através da linguagem cinematográfica: tensões identitárias no filme “mestres loucos”, de JeanRouch
6. Carina Mota Silva = A literatura surda: mediadora do processo de aquisição natural
7. Bruna Kely da Silva Galvão Lima = O lugar da análise do discurso no ensino médio como procedimento de leitura para o gênero discurso político
8. Jerônimo da Silva e Silva; Maria Ildenice da Silva = Narrativa e identidade: representações do cotidiano escolar na Amazônia bragantina
9. Neilce do Socorro Coelho dos Santos = Literaturas da Amazônia: uma proposta de letramento literário para o ensino médio.

RODA 3 – Didatização de Gêneros Orais e Escritos
DIA 10/09/2012 – 14h às 18h
LOCAL:Sala 12 Bloco 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. MSc. Débora Ferreira (SEDUC/UEPA)
MEDIADOR (A) = Prof. MSc. Jane Alves (SEDUC)
SECRETÁRIO = Acadêmico Tiago Santos

1. Andressa de Jesus Ramos e Márcia Cristina Ohuschi = Lacunas no trabalho com os gêneros discursivos no ensino fundamental
2. Pablo Rossini Pinho Ramos; Malú do Rosário; Márcia Pinheiro; Rafaela Maciel = O gênero conto de assombração: uma proposta de ensino em sala de aula
3. Débora Cristina do Nascimento Ferreira; Aline Tainá Martins de Araújo = Ensino de Português: percepções e práticas dos professores-alunos do PARFOR-UEPA-Belém
4. Aline Tainá Martins de Araújo; Renata Michelle Martins Real; Sueli Silva = O livro didático do ensino médio: um novo público?
5. Nora Monteiro Pinto de Almeida = Singularidade e escrita acadêmica: a construção da identidade do profissional de letras
6. Arthur Ribeiro Costa e Silva = Reflexões para um ensino dialógico de gêneros
7. Francineide Paiva Moraes; Laura Viviani dos Santos Bormann = Autonomização no ensino aprendizagem de língua materna
8. Welton Diego Carmim Lavareda = Introdução à educomunicação - (re)discutindo o espaço escolar
9. Simone do Socorro Ramos Neves = Os elementos gramaticais no contexto dos gêneros textuais
10. Bruna da Costa Pontes = Gêneros que servem de incentivo ao consumo: uma abordagem discursiva
11. Jane Miranda Alves = Alguns aspectos da gramática multimodal presente no livro didático

11 DE SETEMBRO DE 2012

Roda 1 – Letramento, Tecnologia e Educação Inclusiva
Dia 11/09/2012 – 8h às 12h
LOCAL: SALA 2 BLOCO 2 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. Dra. Selma Pena (UFPA)
MEDIADOR (A) = Profa. MSc Sueli Silva (UEPA)
SECRETÁRIA =  Acadêmica Aline Araújo

1. Rita de Nazareth Souza Bentes; Simone de Nazaré Viana Lima; Rita de Cássia Almeida Silva = Piada surda: uma proposta de letramento bilíngue para alunos surdos
2. Samara Cristina Ferreira Brito = A perspectiva do letramento no ensino de língua alemã para crianças
3. Lia Barile Carvalho da Silva = Práticas da língua oral: entre o oficial e o oficioso
4. Rosinês Santiago Nina = Evolução histórica da unidade educacional especializada José Álvares de Azevedo
5. Maria Bernadate de Lima = Ensino de matemática: leitura, escrita, retextualização e resolução de problemas
6. Caio Almeida Prado e Teonila Thais Santos Valente de Oliveira = A importância do uso tecnologias na educação: a visão dos docentes de ciências sociais/UFPA
7. Suellen Christina Prestes de Souza e José Anchieta de Oliveira Bentes = História de alunos autistas
8. Mayara Kelyne Barros de Sousa; Jéssica Melo Ferreira; Sueli Pinheiro da Silva = Leitura e escrita como objetos de ensino em língua portuguesa: uma proposta para a formação de leitores no ensino fundamental

RODA 2 – Literatura, Identidade e Estudos Culturais
DIA 11/09/2012 –8h às 12h
LOCAL: Sala de Recitais- Bloco 4- (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Prof. Dra. Socorro Simões (UFPA)
MEDIADOR (A)  = Prof. MSc. Rita Almeida (SEDUC)
SECRETÁRIO = Acadêmico Edne Maués

1. Danieli dos Santos Pimentel = Poéticas orais/impressas na Amazônia: um diálogo entre Milton Hatoum e Betty Mindlin
2. Benilda Miranda Veloso Silva; Ana Laura Corradi = Cultura, educação e tecnologia nas ações dos pescadores da colônia z-16, do município de Cametá/Pa.
3. Anna Corrêa Medrado e Rafael Alexandrino Malafaia = HetAchterhuis e/ou Anne no Nikki: variações e percepções da obra o diário de Anne Frank segundo a estética da recepção
4. Daniel Libonati Gomes; Neilce do Socorro Coelho dos Santos = A recepção crítica da poética de Gregório de Matos guerra, em o cânone colonial, de Flávio Kothe
5. Josigleia Da Silva Fernandes; Luana Gonçalves = Análise do discurso e aparelhos ideológicos do estado na relação família, trabalho e faculdade.
6. Claudia Gizelle Teles Paiva; Denise Araújo Lobato = A literatura portuguesa na escola
7. Tassilene Cristina de Lima e Lima e Silva = A importância da língua estrangeira na efetivação do aprendizado da criança na sua formação cultural.

RODA 3 – Didatização de Gêneros Orais e Escritos
DIA 11/09/2012 – 8h às 12h
LOCAL:Sala 12 Bloco 4 (UEPA- CCSE)
COMENTADOR (A) = Profa. Esp. Luis Valente (UFPA)
MEDIADOR (A) = Prof. Msc. Maria Helena Chaves (UFPA)
SECRETÁRIO = Acadêmico Kaius Almeida

1. Brena Sena Cardoso; Liege Teixeira Lira; Pedro Sérgio Vieira Martins = Leitura em sala de aula: uma abordagem dos níveis de leitura.
2. Milene Das Mercês Alcântara = É possível didatizar as questões do ENEM visando o melhor ensino de leitura?
3. Renata dos Santos Lameira dos Santos = Instrumentos formativos e regulação no processo de ensino/aprendizagem do português
4. Valéria Fernandes; Kátia Tavares = Didatização de gêneros textuais: uma experiência com os professores de língua portuguesa de ciii e civ da rede municipal de educação de Belém.
5. Ana Lia Magno Reis; Valéria Corrêa de Oliveira; Gessiane Lobato Picanço = Precisão e velocidade: um diagnóstico na fluência em leitura dos alunos de escolas públicas de Belém
6. Leandro dos Santos Lima; Roseane Cordeiro de Castelo Branco = Didatização: o processo de aprendizagem na língua estrangeira para crianças em situação de vulnerabilidade social
7. Rita de Cássia Macedo Leal = Instrumentos e sequencia didática: contribuição para a didatização de gêneros no ensino aprendizagem de língua materna
8. Débora Cristina do Nascimento Ferreira e Brena Sena = Gênero discursivo notícia de jornal: Aspectos da versão escolarizada em textos discentes
9. Geldes de Campos Castro = Gêneros e tipos: o texto como interação e representação
10. Suellen Tapajós da Silva = Os gêneros textuais e o ensino de língua materna
11. Mariane Portal da Costa; Adriana Morais Corrêa; Sueli Pinheiro da Silva = Da composição aos gêneros: a trajetória do ensino da produção textual no ensino médio

04/09/2012

Encerramento das inscrições no I Seminário

Informamos que já alcançamos 200 inscritos!

Por motivo de não termos material suficiente, teremos que encerrar as inscrições.
Pedimos desculpas por algum inconveniente.

José Anchieta Bentes

p/ organização do evento.