19/06/2012

Fotos da Sétima Reunião do Grupo

As fotos da reunião do dia 16 de junho


17/06/2012

Os integrantes do GELPEA comemoram aniversário do grupo

Caríssimos Integrantes do Gelpea,


Hoje 17 de junho de 2012, o GELPEA completa quatro anos de atuação!

É hora de relembrar alguns fatos marcantes do nosso crescimento no grupo.

O GELPEA nasceu na UFPA com mestres, mestrandos e um doutorando. Hoje temos um doutor (José Anchieta Bentes) duas doutorandas (Conceição e Isabel), inúmeros mestres, professores da rede pública de ensino e alunos. Em breve tempo, novos doutorandos do DINTER entre a UEPA e USP (Rita Bentes, Sueli, Denilson e Suzanny).

Nosso primeiro encontro foi no dia 17 de junho de 2008, com o Estudo do 1º capítulo do livro Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin (São Paulo: Cortez, 2008). Discutimos o artigo “Pierre Bourdieu e as práticas de linguagem”. (HANKS, W. F.).

À noite, nesse mesmo dia foi criado o e-mail do grupo práticas no Yahoo grupos.
E no dia 18 de junho ocorreu o acesso imediato de algumas pessoas, Anchieta, Helena, Patrícia, Rita Leal, Isabel, Jane e Conceição, em seguida entrou a Débora também, que já tinham interesse na criação desse grupo, que nesse período se chamava Grupo Práticas.

A primeira aparição publica foi no dia 30 de janeiro de 2009, no Fórum Social Mundial (27/12 a 01/01/2009) com uma coordenada intitulada ‘Práticas de ensino de Língua Portuguesa’. Local: pavilhão P, sala 03, campus básico da UFPA. Neste dia teve a participação especial de um grupo de teatro de Outeiro, como programação cultural. Nesse evento estavam participando Sueli, Vera, Lorena, Maricilda e Socorro Lima.

Neste ano de 2009, participamos no I EBELLI em Bragança, que teve como convidados: Cristina Bentes, Edwirges Morato e Sandoval Gomes Santos, que é nossa maior liderança. Nesse ano já estavam participando a Socorro Pastana e o Sandoval Nonato

Até então, o nome do grupo já era GELPEN, decidimos pela mudança do nome em agosto de 2009, para Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA) e em seguida criamos o Blog do grupo, em 25 de agosto de 2009.

Os destaques de 2010 foram, entre outros eventos, a participação no II EBELLI - Rodas de conversas Bragantinianas, em Bragança-PA, de 15 a 17 de julho; a Participação com uma mesa coordenada no II Fórum Internacional de Análise do discurso, na UFRJ, de 8 a 10 de setembro; a Participação no IX Seminário de metodologia de ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, em São Paulo-SP, de 29 a 30 de setembro; e a Participação no I Seminário de línguas e literaturas: tessituras, interações e convergências, no campus universitário de Castanhal-PA, no dia 26 de outubro. Nesse ano já contávamos com a participação no grupo da Simone, Nice e Suzanny.

Foi em Novembro de 2011 que Institucionalizamos o GELPEA no CNPQ pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Em 2011, os destaques foram participação no III CIELA, nos dias 18, 19, 20 de abril; Participação no Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - UFRJ. Rio de Janeiro, de 27 a 29 de julho; e a Participação no VI SIGET em Natal - Rio Grande do Norte de 16 a 19 de agosto. E mais convidados foram chagando: Rita Almeida, Sueli, Tiago, Dorcas, Graça, Ozana, Berna e Aline.

O maior destaque desse ano foi o LANÇAMENTO DO LIVRO “Linguagens, saberes e interculturalidade”, na XV Feira Pan-Amazônica do Livro.

Em 2012, integrantes apresentaram quatro comunicações e uma mesa redonda no Colóquio Linguagem e Trabalho Docente-USP, nos dias 01 e 02 junho.

E mais pessoas se interessaram pelo Gelpea: Kaius, Mariane, Marci, Vera, Cláudio, Denilson, Kátia Andréia, Cyntia, Elizabete e Tiana.

Em 2012, temos dois livros a serem publicados, um organizado por Débora Ferreira, Isabel Rodrigues e o GELPEA; outro organizado por Sandoval Gomes Santos, José Anchieta Bentes, Patrícia Almeida e Rita de Cássia Almeida.

O maior feito do GELPEA, no ano de 2012, tem sido o estudo sobre “Marxismo e Filosofia da linguagem”, com a participação em média de vinte pessoas, aos sábados uma vez por mês, na Escola Profº Astério de Campos.

Nosso primeiro seminário está sendo organizado para 10 e 11 de setembro na UEPA e discutirá LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES.

Já atuamos em algumas frentes e projetos institucionais, como o coordenado pela profª Patrícia Almeida em Abaetetuba, intitulado “Infância, letramento e gêneros do discurso: uma proposta de formação continuada para professoras da Educação Infantil do município de Abaetetuba”; Desenvolvemos um curso de especialização sobre “Metodologias de ensino em educação inclusiva” que iniciará em julho por Paragominas, sob a coordenação do Prof. José Anchieta Bentes; e estamos no Mestrado em Educação da UEPA.

Enfim, temos muito a comemorar. Muitas alegrias, produções científicas, que nos fazem pesquisadores e agentes de transformações da realidade educacional amazônica.

Parabéns a todos!

José Anchieta e Rita Bentes

7 ª Reunião de 2012

Presentes: (17) Claudio Silva, Denilson Silva; Elizabete Santos; Jane Alves; José Anchieta Bentes; Maria Bernadeth Lima; Maria das Graças Cunha; Ozana Oliveira; Patrícia Almeida; Rita Almeida, Rita Bentes; Simone Viana; Socorro Pastana; Sueli Pinheiro; Thiana Noronha; Tiago Santos; Vera Lúcia Travassos.

Local: UEES Profº Astério de Campos. Hora: 15h.


Explanação do capítulo 5 “Língua Fala e enunciação”, do livro Marxismo e Filosofia da linguagem. Tal explanação fora realizada por Claudio Silva e Rita Almeida.

Informes
1) O grupo faz aniversário, nasceu dia 17 de junho de 2008.
2) Prorrogado o resultado do projeto: Inclusão digital das ferramentas digitais aos gêneros textuais. O resultado sai na próxima semana.
3) PROEX já disponibilizou material para o Seminário do GELPEA.
4) Arte do Seminário para cartazes e Banner. Falta prática docente e tecnologias.
5) Oficina na feira do livro sobre reescrita – Rita Bentes, Tiago, Mariane e Socorro.
6) Edital do CNPQ sai dia 30 de junho.

PAUTA
A) Projeto em Abaetetuba - Aos sábados de 8 as 12, no sábado. Os ministrantes definem o tema. Sueli em agosto.
B) Arte: Tem muita informação. Recorte como destaque; fica difusa a quantidade de informação, referencia a inclusão. Faltam outras linguagens, diminuir a quantidade de escrito alfabético. O filme não deve estar em cima do jornal.
C) Edital da FAPESPA de fluxo contínuo. Comissão: Rita Bentes, Patrícia e Berna.
D) Comitê científico = Vai convocar uma reunião.
E) Divulgação = imprimir o folder para divulgar junto com a ficha de inscrição. Entrada da Thiana e Elizabete entraram na comissão.
F) Logística = marcar reunião via e mail. Já tem cerimonial e duas programações culturais. A Vera entrou na equipe.
G) Inscrição = não tem cinco inscrições prévias. Imprimir a ficha para que ocorra a inscrição de trabalho.
H) FESTA: mesa e 4 cadeiras = 4,00. Pode levar familiar. Cada um vai levar um prato. Horário: 16 horas na casa da Rita Almeida.
I) EBELLI = quem vai Rita Bentes, Sueli, Tiago, Berna, Rita Leal (a confirmar), Simone.

12/06/2012

Convite reunião ordinária do GELPEA

CONVIVE
reunião ordinária no dia 16 de junho de 2012, às 15 horas, com a seguinte pauta preliminar:
LOCAL: Escola Astério de Campos

1. Informes;
2. Estudo do Capítulo 5 do livro Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Mikhail Bakhtin;
3. III EBELLI
4. Seminário do GELPEA;
5. Projeto de Extensão (Patrícia): calendário de formações para o 2º semestre;
6. O que ocorrer.

05/06/2012

I SEMINÁRIO LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES


PROGRAMAÇÃO

10 de setembro

 8h – Credenciamento/ Programação Cultural de abertura 
9h às 10h - Abertura oficial
10h às 12h - Conferência de abertura: Dispositivos didáticos e tecnológicos no trabalho docente.
Prof°. Dr. Sandoval Gomes-Santos (USP).
14h às 18h10 - Rodas de conversa com apresentação de comunicações:
1) Letramento, tecnologias e formação de professores.
2) Identidade, Estudos Culturais e Educação Inclusiva.
3) Didatização de Gêneros Orais e Escritos.


11 de setembro

8h às 12h - Rodas de conversa com apresentação de comunicações:
1) Letramento, tecnologias e formação de professores.
2) Identidade, Estudos Culturais e Educação Inclusiva.
3) Didatização de Gêneros Orais e Escritos.
14h às 18h - Conferência de Encerramento: Letramento Docente
Prof° Samuel Campos (UEPA)
18h – Programação Cultural de encerramento


 
Ficha de Inscrição
Nome completo:


Filiação institucional:                                        
Ocupação (professor, estudante etc.):


Titulação
Graduando (      )      Graduação (      )      Especialista (      )      Mestre (      )      Doutor (      )
CPF:
RG:




Endereço residencial:

Nº:
Compl.:
Cidade:
UF:
CEP:
E-mail:
Telefone:
Celular:
Categoria de inscrição (marque apenas uma, com “X”)

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO


SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
         
Título do trabalho (somente em caso de inscrição com apresentação):

Categoria:      (    ) Comunicação nas Rodas de Conversas









MODELO PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS:



TÍTULO DO TRABALHO


NOME DO AUTOR(Instituição)[1]


RESUMO: Coloque aqui o seu resumo do seu trabalho em Times New Roman 12 com 200 a 300 palavras, justificado, com espaçamento de 1,5. Caso faça as citações, coloque-as de acordo com a ABNT.
Palavras-chave: Palavra; palavra; palavra (de três a cinco).

 
Diretrizes para a apresentação de trabalho:


a)    Formato: doc;
b)    Modalidade e título do trabalho em maiúsculo/negrito com alinhamento justificado e centralizando com a fonte Times New Roman, tamanho 15;
c)    Nome dos autores duas linhas abaixo, à direita, tamanho 13, com uma nota de rodapé em times new roman 10 contendo a descrição acadêmica do autor e abaixo o endereço de e-mail. O alinhamento deste deve ser feito à direita;
d)    Resumo: essa palavra deve vir duas linhas abaixo do e-mail desta página. Ele deverá ter, no mínimo, 200 palavras e no máximo 300;
e)    Fonte do resumo: Times New Roman, tamanho 12;
f)     Margem superior e inferior com 2,5 cm;
g)    Margem esquerda e direita com 3 cm;
h)   Espaçamento: Entre linhas e parágrafos: 1,5 cm;
i)     Alinhamento do resumo: justificado
j)      Palavras-chave: 3 a 5, separadas entre ponto e vírgula.
k)    Citações e referências conforme a ABNT (2011 – ver manual disponível no blog do GELPEA)



[1] Relate aqui sua vida acadêmica.

Comissão Geral
 Prof º Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes (UEPA)
Profª Msc. Patrícia Sousa Almeida (UFPA)

Comissão de Logística
Prof º Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes
Profª Msc. Patrícia Sousa Almeida Profª Msc. Rita de Nazareth Souza Bentes Acadêmico de Letras Tiago Sousa Santos Profª Msc. Sueli Pinheiro da Silva
Profª Msc. Maria do Perpetuo Socorro Dias Pastana
 
Comissão de Comunicação e Divulgação 
Profª Msc. Rita de Cássia de Macedo Leal
Profª Msc. Debora Cristina do Nascimento Ferreira
Acadêmico de Letras Mariane Portal
Acadêmico de Letras Kaius Almeida
Profª Msc. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
 

Comissão de Inscrição
 Profª. Maria Bernadete de Lima Acadêmico de Letras Aline Tainá Martins de Araújo Profª Msc. Rita de Cássia Almeida da Silva Profª Ozana de Oliveira Barbosa Profº Dr.Cláudio Emílio da Silva Profª Esp. Dorcas Bralaz Silva
 
Comissão Científica
Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes
M.Sc. Claudio Emidio Silva 
Msc. Patrícia Sousa Almeida
Msc. Maria do Perpétuo Socorro D. Pastana
Msc. Sueli Pinheiro da Silva
Msc. Denilson Silva
Msc. Eunice Braga Pereira
Msc. Suzanny Pinto Silva Bium
Msc. Jane Miranda Alves
Msc. Débora Cristina do Nascimento Ferreira
Msc. Isabel Cristina Rodrigues
MsC Sandra Mina Takakura
Consultor Científico
Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes Santos (FE-USP)

REALIZAÇÃO
Universidade do Estado do Pará – UEPA
Grupo de Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia – GELPEA
 
ARTE
Acadêmico de Letras
Édne Wagner Ribeiro Maués
 
APOIO
UFPA
UEPA

INFORMAÇÕES
http://gelpea.blogspot.com.br
Facebook: Gelpea Estudos Linguísticos

CONTATOS DA DIVULGAÇÃO

Débora Ferreira
(91) 8882-6197
(91) 8127-8779 

03/06/2012

Colóquio Linguagem e Trabalho Docente-USP- 2012

01 de junho
10h - 11h30 | Conferência de Abertura
Profa. Dra. Anna Christina Bentes (UNICAMP)
Local: Auditório da Escola de Aplicação da FE-USP

















13h30 - 15h30 | Mesa-redonda 1
Linguagem e ensino: aportes teóricos
Profa. Dra. Ana Maria Mattos Guimarães (UNISINOS)
Profa. Dra. Cristiane Maria Cornelia Gottschalk (FEUSP)
Profa. Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino (FFLCH-USP)


16h - 18h | Mesa-redonda 02
Linguagem e ensino: método
Profa. Dra. Glaís Sales Cordeiro (UNIGE, Suíça)
Prof. Dr. Marcelo Giordan (FE-USP)
Profa. Dra. Marise Mamede Galvão (UFRN)
18h30 - 20h | SCEC - Sessões de Comunicações de Estudos em Curso
20h - 22h | Programação Cultural, Coquetel e (Re)Lança-mento de livros























02 de junho
9h - 11h | Mesa-redonda 03
Linguagem e Prática de Ensino: perspectivas de pesquisa
Profa. Dra. Eliane G. Lousada (FFLCH-USP)
Prof. Dr. José Anchieta de O. Bentes (UEPA- GELPEA)
Prof. Dr. Elio Carlos Ricardo (FE-USP)
Local: Anfiteatro do Departamento de História - Faculdade de  Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP




11h30 - 13h30 | Conferência de Encerramento
Prof. Dr. Bernard Schneuwly (UNIGE, Suíça).

Integrantes do Gelpea e a prof Drª Roxane Rojo